Aula sobre Niveis De Linguagem

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O tema "Níveis de Linguagem" é fundamental para que os estudantes desenvolvam habilidades comunicativas em diferentes contextos. É importante que eles saibam identificar as situações em que a linguagem formal é mais adequada e quando a linguagem coloquial é permitida. Essa habilidade é essencial para que os alunos possam se comunicar de forma efetiva e adequada em diferentes situações, como em uma entrevista de emprego ou em uma apresentação acadêmica. Nesta atividade, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking para criar um mapa de empatia, que ajudará os alunos a compreender as diferentes nuances da linguagem utilizada em diferentes contextos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a atividade apresentando o tema e contextualizando\-o para os alunos. Você pode utilizar exemplos práticos de situações em que a linguagem formal é mais adequada e situações em que a linguagem coloquial é permitida.

    Exemplo prático:

    Linguagem Coloquial: _"Me dá um minuto."_

    Norma-culta: _"Dá-me um minuto."_


  2. Etapa 2 - Introdução ao Design Thinking

    Apresente a metodologia Design Thinking aos alunos, explicando como ela funciona e como será utilizada na aula.

  3. Etapa 3 - Criação do Mapa de Empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia, dividido em campos como "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles deverão preencher o mapa de empatia com informações sobre o uso da linguagem formal e coloquial em diferentes contextos, como, por exemplo:

    1\.Em uma entrevista de emprego;

    2\. Em uma conversa com amigos;

    3\. Em uma aula.


  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir as informações presentes no mapa de empatia, compartilhando suas experiências e opiniões sobre o uso da linguagem formal e coloquial em diferentes contextos.

  5. Etapa 5 - Comparação da norma-padrão e linguagem coloquial

    Apresente regras de colocação pronominal na norma-padrão e compare essas regras com o seu uso na linguagem coloquial. Os alunos deverão identificar as diferenças entre as duas formas de linguagem e discutir como essas diferenças podem afetar a comunicação.

  6. Etapa 6 - Exercícios de fixação

    Os alunos irão realizar exercícios de fixação, utilizando as regras de colocação pronominal aprendidas na aula.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando os principais pontos abordados na aula e responda dúvidas que os alunos possam ter.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades comunicativas em diferentes contextos;
  • Desenvolver a criatividade e o pensamento crítico dos alunos;
  • Compreender a importância de se utilizar a linguagem adequada em diferentes contextos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo;
  • Qualidade do mapa de empatia criado pelos alunos;
  • Desempenho dos alunos nos exercícios de fixação.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e contextualizada;
  • Explicar a metodologia Design Thinking aos alunos;
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia;
  • Comparar a norma-padrão e o português brasileiro coloquial;
  • Realizar exercícios de fixação.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo;
  • Criar um mapa de empatia com informações relevantes sobre o uso da linguagem formal e coloquial em diferentes contextos;
  • Identificar as diferenças entre a norma-padrão e o português brasileiro coloquial;
  • Realizar os exercícios de fixação propostos pelo professor.