Aula sobre Niveis De Linguagem

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A atividade proposta pretende promover a reflexão e o debate sobre a variação na colocação pronominal, explorando as diferenças entre a norma-padrão e o uso coloquial. Por meio do Modelo de Debate Crítico (MDC), os alunos terão a oportunidade de analisar exemplos reais, discutir as razões por trás dessas variações e refletir sobre a importância da adequação linguística em diferentes contextos. A atividade visa desenvolver a consciência linguística dos alunos, estimulando sua capacidade de compreender, respeitar e valorizar a diversidade linguística.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da atividade e explique brevemente o conceito de colocação pronominal e sua importância na gramática. Contextualize também a variação linguística, ressaltando a diferença entre a norma-padrão e o uso coloquial.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 6 alunos.

  3. Etapa 3 - Pesquisa e debate

    Cada grupo pesquisará exemplos de colocação pronominal na norma-padrão e no uso coloquial, buscando textos autênticos, como trechos de livros, reportagens, diálogos de filmes ou conversas reais. Caso não seja possível pesquisar de forma on-line, disponibilize aos grupos materiais impressos para trazer repertório às discussões. Os grupos vão discutir e analisar os exemplos encontrados, identificando as diferenças entre a norma-padrão e o uso coloquial. Durante a discussão, os alunos podem levantar questões sobre os motivos da variação e a influência de fatores sociais, regionais e contextuais.

  4. Etapa 4 - Preparação do Debate

    Cada grupo seleciona os exemplos mais relevantes e prepara argumentos que sustentem a importância de compreender e respeitar os diferentes níveis de linguagem. Os alunos devem se basear em critérios como adequação ao contexto, comunicação efetiva e expressão da identidade cultural.

  5. Etapa 5 - Debate

    Os grupos apresentam seus argumentos em um debate estruturado. Fique responsável pela mediação do debate, assegurando que todas as vozes serão ouvidas, incentivando a troca de ideias e respeito mútuo.

  6. Etapa 6 - Conclusão e reflexão

    Ao final do debate, conduza uma reflexão coletiva sobre os diferentes pontos de vista apresentados. Incentive os alunos a refletir sobre a importância da adequação linguística, a valorização da diversidade linguística e a compreensão dos diferentes níveis de linguagem em situações de comunicação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a consciência linguística dos alunos, especialmente em relação à variação na colocação pronominal;
  • Estimular a reflexão crítica sobre os diferentes níveis de linguagem e a importância da adequação linguística em diferentes contextos;
  • Promover a valorização da diversidade linguística e o respeito às diferentes formas de falar.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate, contribuindo com argumentos relevantes e respeitando o posicionamento dos colegas;
  • Compreensão dos exemplos de colocação pronominal na norma-padrão e no uso coloquial;
  • Capacidade de analisar as diferenças entre os níveis de linguagem e refletir sobre sua influência na comunicação.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e contextualizar a variação na colocação pronominal;
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los na pesquisa e discussão dos exemplos;
  • Mediar o debate, assegurando que todas as vozes sejam ouvidas, estimulando a participação ativa e promovendo a reflexão crítica;
  • Conduzir a reflexão final, destacando os pontos principais abordados no debate e reforçando as aprendizagens realizadas.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisas sobre exemplos de colocação pronominal na norma-padrão e no uso coloquial;
  • Participar ativamente da discussão em grupo, compartilhando exemplos, levantando questões e analisando as diferenças entre os níveis de linguagem;
  • Preparar argumentos consistentes e fundamentados para o debate;
  • Contribuir de forma respeitosa e construtiva no debate, expressando suas opiniões e ouvindo as perspectivas dos colegas;
  • Participar da reflexão final, sintetizando as aprendizagens e compartilhando as conclusões pessoais sobre a importância da adequação linguística e da valorização da diversidade linguística.