Aula sobre Niveis De Linguagem
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a atividade com uma breve explicação sobre os diferentes níveis de linguagem na Língua Portuguesa e a importância de conhecer as regras de colocação pronominal em cada um deles. Apresente exemplos de situações cotidianas em que diferentes níveis de linguagem são utilizados.Exemplo prático:
Linguagem Coloquial: _"Me dá um minuto."_
Norma-culta: _"Dá-me um minuto."_
Etapa 2 - Rotação por estações
Estação 1 - Norma-padrãoOs alunos serão divididos em grupos e irão para a primeira estação, onde irão realizar atividades relacionadas à norma-padrão. Entregue um texto que esteja na norma-culta e solicite que eles identifiquem a colocação pronominal nas frases.
Estação 2 - Português coloquial
Na segunda estação, os alunos irão trabalhar com o português coloquial. Entregue o mesmo texto da primeira estação a eles e solicite que eles transcrevam para a linguagem coloquial.
Estação 3 - Produção de texto
Na terceira estação, os alunos irão produzir textos que utilizem tanto a norma-padrão quanto o português coloquial. Você pode sugerir temas para os textos, como "Minha rotina diária" ou "Minha opinião sobre a escola". Os alunos poderão utilizar os conhecimentos adquiridos nas estações anteriores para produzir textos mais criativos e interessantes.
Etapa 3 - Socialização
Ao final da aula, os grupos irão apresentar suas produções para a turma. Utilize este momento para discutir as diferenças entre a norma-padrão e o português coloquial e para destacar as principais características de cada um deles.Etapa 4 - Fechamento
Encerre a aula fazendo uma breve reflexão sobre o tema e reforçando a importância de conhecer as regras de colocação pronominal em diferentes níveis de linguagem.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em comparar as regras de colocação pronominal na norma-padrão com o seu uso no português brasileiro coloquial;
- Estimular a criatividade e a produção textual dos alunos;
- Fomentar a participação dos alunos na construção do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas;
- Qualidade das produções textuais dos alunos;
- Compreensão das diferenças entre a norma-padrão e o português coloquial.
Ações do professor
- Preparar as atividades para cada uma das estações;
- Orientar os alunos durante as atividades;
- Estimular a participação ativa dos alunos;
- Promover a reflexão e o debate sobre o tema.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas;
- Produzir textos criativos e interessantes;
- Interagir com os colegas durante as atividades;
- Refletir sobre as diferenças entre a norma-padrão e o português coloquial.