Aula sobre Niveis De Linguagem
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Etapa 1 - Sala de aula invertida
Antes da atividade presencial, envie aos alunos vídeos com exemplos de uso da linguagem coloquial, da linguagem regional e da linguagem em gírias. Peça que os alunos tragam uma reflexão sobre as diferenças dessas diferentes linguagens.Etapa 2 - Introdução ao tema
Apresente o tema e contextualize os diferentes níveis de linguagem. Promova um debate sobre os vídeos assistidos anteriormente. Utilize exemplos práticos e didáticos para facilitar a compreensão dos estudantes.Etapa 3 - Estudo da norma-padrão
Apresente as regras de colocação pronominal na norma-padrão, utilizando exemplos práticos e didáticos. Em seguida, os alunos irão fazer um exercício de fixação.Exemplos práticos:
Aqui estão algumas regras básicas de colocação pronominal na Língua Portuguesa:
Pronome oblíquo átono antes do verbo:
Exemplo: _"Eu te amo."_
Pronome oblíquo átono depois do verbo no infinitivo pessoal:
Exemplo: _"Vou te ajudar."_
Pronome oblíquo átono depois do verbo no gerúndio:
Exemplo: _"Estou te observando."_
Pronome oblíquo átono depois do verbo no imperativo afirmativo:
Exemplo: _"Faça-o agora."_
Pronome oblíquo átono antes do verbo no imperativo negativo:
Exemplo: _"Não o faça."_
Pronome oblíquo átono antes do verbo no futuro do presente ou futuro do pretérito:
Exemplo: _"Eu o verei amanhã."_
Pronome oblíquo átono depois do verbo no particípio:
Exemplo: _"Os tenho encontrado frequentemente."_
Lembrando que essas são apenas algumas regras básicas e a colocação pronominal pode variar conforme o contexto e a ênfase que se deseja dar na frase. É importante consultar materiais específicos para um estudo mais aprofundado das regras e casos especiais.
Etapa 4 - Comparação com o português brasileiro coloquial
Apresente algumas diferenças entre a norma-padrão e o português brasileiro coloquial, destacando o uso do pronome "se". Os alunos irão discutir em grupos como essas diferenças se manifestam na fala e na escrita.Etapa 5 - Criação do template da Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos irão trabalhar em grupos para criar um template da Dinâmica dos 3 Qs, com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal". O objetivo é que os alunos avaliem a atividade e o seu próprio desempenho.Etapa 6 - Apresentação dos templates
Cada grupo irá apresentar o seu template e os resultados obtidos durante a atividade. Incentive a discussão sobre as diferenças entre a norma-padrão e o português brasileiro coloquial.Etapa 7 - Conclusão
Resuma os principais pontos estudados durante a aula e faça uma reflexão sobre a importância do estudo dos níveis de linguagem.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em comparar as regras de colocação pronominal na norma-padrão com o seu uso no português brasileiro coloquial;
- Estimular a reflexão sobre a importância do estudo dos níveis de linguagem;
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e criar ferramentas de avaliação.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas discussões em grupo;
- Criação de um template da Dinâmica dos 3 Qs que reflita de maneira adequada a avaliação da atividade;
- Compreensão das regras de colocação pronominal na norma-padrão e sua comparação com o português brasileiro coloquial.
Ações do professor
- Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos e didáticos;
- Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo;
- Incentivar a reflexão sobre a importância do estudo dos níveis de linguagem.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo;
- Criar um template da Dinâmica dos 3 Qs que reflita de maneira adequada a avaliação da atividade;
- Compreender as regras de colocação pronominal na norma-padrão e sua comparação com o português brasileiro coloquial.