Aula sobre Niveis De Linguagem

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Níveis de linguagem são formas diferentes de falar e escrever, que variam conforme o contexto social e cultural em que nos encontramos. O estudo dos níveis de linguagem é fundamental para podermos nos comunicar de maneira adequada em diferentes situações. Por exemplo, quando estamos em uma entrevista de emprego, precisamos falar de maneira mais formal e cuidadosa; já quando estamos com amigos em um bar, podemos usar uma linguagem mais descontraída. Nesta atividade, serão estudadas as regras de colocação pronominal na norma-padrão, comparando-as com seu uso na linguagem coloquial. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar suas atividades.

  1. Etapa 1 - Sala de aula invertida

    Antes da atividade presencial, envie aos alunos vídeos com exemplos de uso da linguagem coloquial, da linguagem regional e da linguagem em gírias. Peça que os alunos tragam uma reflexão sobre as diferenças dessas diferentes linguagens.

  2. Etapa 2 - Introdução ao tema

    Apresente o tema e contextualize os diferentes níveis de linguagem. Promova um debate sobre os vídeos assistidos anteriormente. Utilize exemplos práticos e didáticos para facilitar a compreensão dos estudantes.

  3. Etapa 3 - Estudo da norma-padrão

    Apresente as regras de colocação pronominal na norma-padrão, utilizando exemplos práticos e didáticos. Em seguida, os alunos irão fazer um exercício de fixação.

    Exemplos práticos:

    Aqui estão algumas regras básicas de colocação pronominal na Língua Portuguesa:

    Pronome oblíquo átono antes do verbo:

    Exemplo: _"Eu te amo."_

    Pronome oblíquo átono depois do verbo no infinitivo pessoal:

    Exemplo: _"Vou te ajudar."_

    Pronome oblíquo átono depois do verbo no gerúndio:

    Exemplo: _"Estou te observando."_

    Pronome oblíquo átono depois do verbo no imperativo afirmativo:

    Exemplo: _"Faça-o agora."_

    Pronome oblíquo átono antes do verbo no imperativo negativo:

    Exemplo: _"Não o faça."_

    Pronome oblíquo átono antes do verbo no futuro do presente ou futuro do pretérito:

    Exemplo: _"Eu o verei amanhã."_

    Pronome oblíquo átono depois do verbo no particípio:

    Exemplo: _"Os tenho encontrado frequentemente."_

    Lembrando que essas são apenas algumas regras básicas e a colocação pronominal pode variar conforme o contexto e a ênfase que se deseja dar na frase. É importante consultar materiais específicos para um estudo mais aprofundado das regras e casos especiais.


  4. Etapa 4 - Comparação com o português brasileiro coloquial

    Apresente algumas diferenças entre a norma-padrão e o português brasileiro coloquial, destacando o uso do pronome "se". Os alunos irão discutir em grupos como essas diferenças se manifestam na fala e na escrita.

  5. Etapa 5 - Criação do template da Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão trabalhar em grupos para criar um template da Dinâmica dos 3 Qs, com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal". O objetivo é que os alunos avaliem a atividade e o seu próprio desempenho.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos templates

    Cada grupo irá apresentar o seu template e os resultados obtidos durante a atividade. Incentive a discussão sobre as diferenças entre a norma-padrão e o português brasileiro coloquial.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Resuma os principais pontos estudados durante a aula e faça uma reflexão sobre a importância do estudo dos níveis de linguagem.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em comparar as regras de colocação pronominal na norma-padrão com o seu uso no português brasileiro coloquial;
  • Estimular a reflexão sobre a importância do estudo dos níveis de linguagem;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e criar ferramentas de avaliação.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo;
  • Criação de um template da Dinâmica dos 3 Qs que reflita de maneira adequada a avaliação da atividade;
  • Compreensão das regras de colocação pronominal na norma-padrão e sua comparação com o português brasileiro coloquial.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos e didáticos;
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo;
  • Incentivar a reflexão sobre a importância do estudo dos níveis de linguagem.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo;
  • Criar um template da Dinâmica dos 3 Qs que reflita de maneira adequada a avaliação da atividade;
  • Compreender as regras de colocação pronominal na norma-padrão e sua comparação com o português brasileiro coloquial.