Aula sobre Niveis De Organizacao Do Corpo Humano

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


O corpo humano pode ser dividido em diferentes níveis de organização, que são a célula, tecido, órgão, sistema e organismo. Esses níveis estão interligados e funcionam juntos para manter nosso corpo saudável e funcionando adequadamente. É importante que os alunos conheçam o funcionamento de seu corpo, para mantê-los saudáveis, como, por exemplo, realizar exercícios físicos e cuidados com a higiene. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, em que os alunos criarão um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, feito em grupo.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema para os alunos, contextualizando-o com exemplos como os diferentes órgaos que possuímos.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos e criação do diário de bordo

    Divida os alunos em grupos de quatro a cinco alunos. Cada grupo deve criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Explique como é a dinâmica da atividade e como cada campo deverá ser preenchido.

  3. Etapa 3 - Apresentação do problema

    Apresente um problema para os alunos resolverem. Você pode perguntar, por exemplo, “Como podemos dividir o corpo humano?”

  4. Etapa 4 - Pesquisa em grupo

    Os alunos devem pesquisar e discutir em grupo sobre o tema, buscando informações para preencherem os campos do diário de bordo e solucionar o problema. Auxilie e oriente os grupos durante a pesquisa.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos diários de bordo

    Faça uma roda de conversa para que cada grupo apresente seu diário de bordo para a turma, explicando o problema, as alternativas geradas e a solução encontrada para o tema proposto. Estimule a participação de todos os alunos e conduza a discussão.

  6. Etapa 6 - Síntese da aula

    Faça uma síntese da aula, destacando os principais pontos abordados e quais são os níveis de organização que encontramos. Reforce a importância dos níveis de organização do corpo humano para a nossa saúde e bem-estar.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos durante a atividade, levando em consideração a participação, o trabalho em grupo e a apresentação dos diários de bordo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização.
  • Estimular a pesquisa e a busca por informações sobre o tema proposto.
  • Fomentar a discussão em grupo e o diálogo entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos durante a atividade.
  • Trabalho em grupo e colaboração entre os alunos.
  • Apresentação clara e objetiva do diário de bordo.
  • Capacidade de análise e síntese do tema abordado.
  • Envolvimento e interesse dos alunos na atividade proposta.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema com exemplos práticos e didáticos.
  • Orientar e auxiliar os grupos durante a pesquisa.
  • Mediar as apresentações e fomentar a discussão entre os alunos.
  • Fazer uma síntese da aula, destacando os principais pontos abordados.
  • Avaliar o desempenho dos alunos durante a atividade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade proposta.
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Pesquisar e buscar informações sobre o tema proposto.
  • Apresentar o diário de bordo de forma clara e objetiva.
  • Discutir em grupo e trocar ideias sobre o tema abordado.