Aula sobre Niveis De Organizacao Do Corpo Humano

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


O corpo humano é uma estrutura complexa e organizada em diferentes níveis, desde as células até o próprio organismo em si. Além disso, também podemos considerar a organização do conjunto de organismos, como populações, comunidades e até mesmo ecossistemas. Compreender os níveis de organização do corpo humano é fundamental para entender como ele funciona e como podemos cuidar dele. Nesta aula, os alunos devem produzir um template de avaliação por partes. Assim, os alunos terão a oportunidade de desenvolver habilidades de análise e avaliação, além de aprender sobre os diferentes níveis de organização do corpo humano.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema, ressaltando a importância de entendermos o funcionamento de nosso corpo para garantir seu pleno funcionamento. Faça perguntas para os estudantes participarem ativamente desta parte.

  2. Etapa 2 - Organização

    Divida a turma em grupos de quatro a cinco alunos. Em seguida, explique a atividade proposta e, também, como deve ser realizada a avaliação. Peça para os alunos criarem o template de avaliação por pares.

  3. Etapa 3 - Pesquisa em grupo

    Cada grupo deve pesquisar sobre um nível de organização do corpo humano - células, tecidos, órgãos, sistemas e organismo - e preparar uma apresentação com exemplos práticos e ilustrados.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo apresenta sua pesquisa para a turma, utilizando recursos audiovisuais, como slides, imagens e vídeos. Os demais grupos avaliam a apresentação com base no template criado na primeira etapa.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após todas as apresentações, faça uma discussão em grupo sobre os diferentes níveis de organização do corpo humano e exemplos. Além disto, estimule o feedback a partir da avaliação realizada. Oriente os alunos neste processo.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Encerre a aula ressaltando a importância de compreender os diferentes níveis de organização do corpo humano e como eles se relacionam. Os alunos podem compartilhar suas reflexões e aprendizados durante a aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise e avaliação dos alunos.
  • Estimular a pesquisa e a apresentação de conteúdos.
  • Promover a discussão e a reflexão em grupo sobre o tema.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Explicar a metodologia que será utilizada na aula.
  • Fornecer materiais para ajudar na pesquisa.
  • Estimular a discussão e a reflexão em grupo.
  • Avaliar a participação dos alunos na atividade.
  • Encerrar a aula com uma reflexão sobre o tema.

Ações do aluno

  • Criar um template de avaliação por pares.
  • Pesquisar sobre um nível de organização do corpo humano.
  • Preparar uma apresentação com exemplos práticos e didáticos.
  • Avaliar as apresentações dos demais grupos.
  • Preencher uma ficha de avaliação individual.