Aula sobre Niveis De Organizacao Do Corpo Humano

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


É possível compartimentar os seres vivos em níveis de organização, começando desde a unidade fundamental que é a célula, até chegarmos em um conjunto de seres vivos, como comunidades e suas interações em populações. No corpo humano também encontramos essa divisão, e estas estruturas trabalham em conjunto para manter nosso corpo funcionando corretamente. Nesta aula os alunos irão trabalhar em grupos para aprofundar seus conhecimentos e produzir uma apresentação, e, através a criação um template de avaliação por pares, devem para avaliar o desempenho dos colegas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza a temática para os alunos e estimule a participação deles mediante perguntas como “Do que nosso corpo é composto?”. Para contextualizar a importância do tema, utilize exemplos práticos como a importância da alimentação saudável e exercícios físicos para manter o corpo em equilíbrio.

  2. Etapa 2 - Organização

    Divida a turma em grupos de quatro a cinco alunos. Em seguida, explique a atividade e a metodologia Aprendizagem Entre Pares.

  3. Etapa 3 - Pesquisa em grupo

    Cada grupo deve pesquisar sobre um dos níveis de organização do corpo humano (células, tecidos, órgãos, sistemas e organismo) e criar um resumo ilustrado (em forma de infográfico ou de mapa conceitual, por exemplo) sobre suas funções e características.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação por pares

    Cada grupo deve criar um template de avaliação por pares contendo os critérios de avaliação: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Os critérios devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resumos

    Cada grupo deve apresentar seu resumo para a turma. Os outros grupos devem avaliar a apresentação do grupo utilizando o template criado. Esteja sempre orientando a apresentação e o uso do template.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os grupos devem discutir as avaliações recebidas e identificar pontos de melhoria para a próxima apresentação.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando os principais conceitos e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese de informações.
  • Estimular a colaboração e o trabalho em equipe.
  • Desenvolver habilidades de comunicação e apresentação oral.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e explicar a metodologia Aprendizagem Entre Pares.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los na pesquisa.
  • Acompanhar as apresentações dos grupos e fornecer feedbacks construtivos.
  • Concluir a aula reforçando os principais conceitos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre um dos níveis de organização do corpo humano.
  • Criar um resumo e um template de avaliação por pares.
  • Apresentar o resumo utilizando o template criado.
  • Avaliar as apresentações dos outros grupos e discutir pontos de melhoria.