Aula sobre Niveis De Organizacao Do Corpo Humano
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
É possível compartimentar os seres vivos em níveis de organização, começando desde a unidade fundamental que é a célula, até chegarmos em um conjunto de seres vivos, como comunidades e suas interações em populações. No corpo humano também encontramos essa divisão, e estas estruturas trabalham em conjunto para manter nosso corpo funcionando corretamente. Nesta aula os alunos irão trabalhar em grupos para aprofundar seus conhecimentos e produzir uma apresentação, e, através a criação um template de avaliação por pares, devem para avaliar o desempenho dos colegas.
Etapa 1 - Introdução
Introduza a temática para os alunos e estimule a participação deles mediante perguntas como “Do que nosso corpo é composto?”. Para contextualizar a importância do tema, utilize exemplos práticos como a importância da alimentação saudável e exercícios físicos para manter o corpo em equilíbrio.Etapa 2 - Organização
Divida a turma em grupos de quatro a cinco alunos. Em seguida, explique a atividade e a metodologia Aprendizagem Entre Pares.Etapa 3 - Pesquisa em grupo
Cada grupo deve pesquisar sobre um dos níveis de organização do corpo humano (células, tecidos, órgãos, sistemas e organismo) e criar um resumo ilustrado (em forma de infográfico ou de mapa conceitual, por exemplo) sobre suas funções e características.Etapa 4 - Criação do template de avaliação por pares
Cada grupo deve criar um template de avaliação por pares contendo os critérios de avaliação: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Os critérios devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.Etapa 5 - Apresentação dos resumos
Cada grupo deve apresentar seu resumo para a turma. Os outros grupos devem avaliar a apresentação do grupo utilizando o template criado. Esteja sempre orientando a apresentação e o uso do template.Etapa 6 - Discussão em grupo
Os grupos devem discutir as avaliações recebidas e identificar pontos de melhoria para a próxima apresentação.Etapa 7 - Conclusão
Conclua a aula reforçando os principais conceitos e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese de informações.
- Estimular a colaboração e o trabalho em equipe.
- Desenvolver habilidades de comunicação e apresentação oral.
Critérios de avaliação
- Organização do grupo.
- Construção dos argumentos.
- Apresentação e comunicação.
- Desempenho geral.
Ações do professor
- Introduzir o tema e explicar a metodologia Aprendizagem Entre Pares.
- Dividir os alunos em grupos e orientá-los na pesquisa.
- Acompanhar as apresentações dos grupos e fornecer feedbacks construtivos.
- Concluir a aula reforçando os principais conceitos.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre um dos níveis de organização do corpo humano.
- Criar um resumo e um template de avaliação por pares.
- Apresentar o resumo utilizando o template criado.
- Avaliar as apresentações dos outros grupos e discutir pontos de melhoria.