Aula sobre Niveis De Organizacao Do Corpo Humano
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
Nosso corpo é organizado em diferentes sistemas, que trabalham juntos para manter o seu funcionamento. Para a formação de nossos sistemas, nossas células também se organizam e formam conjuntos denominados tecidos. Assim, podemos observar que nosso corpo é estruturado em níveis de organização. Possibilitar a compreensão deste tema é importante para que os alunos possam entender melhor o funcionamento do seu próprio corpo e como manter uma boa saúde.
Etapa 1 - Atividade
Explique aos alunos a atividade proposta e o template de registro de aprendizagem. Em seguida, peça para criarem seus próprios templates com os campos de Check-in e Check-out, para que possam registrar suas reflexões e aprendizados durante a aula.Etapa 2 - Check-in
Apresente o tema da aula e estimule os alunos a pensar sobre o que já sabem sobre o assunto. Você pode fazer isso através de perguntas como “Do que nosso corpo é composto?” ou “Nossos órgãos são todos iguais?”. Oriente os alunos a preencherem o campo de Check-in.Etapa 3 - Apresentação dos níveis de organização
Apresente, brevemente, os diferentes níveis de organização do corpo humano, como células, tecidos, órgãos, sistemas e organismo. É importante mostrar exemplos de cada um deles, como a célula animal, o tecido muscular, o coração como órgão, o sistema respiratório e o organismo humano.Etapa 4 - Trabalho em grupo
Os alunos devem se dividir em grupos e pesquisar sobre um dos níveis de organização do corpo humano, criando um cartaz ou apresentação para compartilhar com a turma.Etapa 5 - Apresentação dos grupos
Os grupos devem apresentar seus trabalhos para a turma, explicando o que pesquisaram e como aquele nível de organização contribui para o funcionamento do corpo humano.Etapa 6 - Check-out
Os alunos devem preencher o campo de Check-out do seu template de registro de aprendizagem, registrando o que aprenderam durante a aula e como isso pode ser útil para suas vidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de analisar e compreender diferentes níveis de organização do corpo humano.
- Estimular a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem.
- Promover o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Incentivar a reflexão sobre a importância da compreensão do funcionamento do corpo humano para a manutenção da saúde.
- Utilizar a metodologia ativa Ensino Híbrido para tornar a aula mais dinâmica e participativa.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante a aula.
- Qualidade dos trabalhos apresentados pelos grupos.
- Preenchimento correto do template de registro de aprendizagem.
- Habilidade de analisar e compreender diferentes níveis de organização do corpo humano.
- Reflexão sobre a importância da compreensão do funcionamento do corpo humano para a manutenção da saúde.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar o objetivo da aula.
- Estimular a participação ativa dos alunos durante a aula.
- Orientar os alunos na criação do template de registro de aprendizagem.
- Avaliar a participação dos alunos durante a aula e a qualidade dos trabalhos apresentados pelos grupos.
- Estimular a reflexão sobre a importância da compreensão do funcionamento do corpo humano para a manutenção da saúde.
Ações do aluno
- Participar ativamente da atividade.
- Criar o template de registro de aprendizagem e preencher corretamente os campos de Check-in e Check-out.
- Trabalhar em grupo para pesquisar e apresentar sobre um dos níveis de organização do corpo humano.
- Refletir sobre a importância da compreensão do funcionamento do corpo humano para a manutenção da saúde.