Aula sobre Niveis De Organizacao Do Corpo Humano

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta aula, vamos trabalhar sobre os níveis de organização do corpo humano. É importante que os estudantes compreendam como o corpo humano é estruturado, desde as células até os sistemas que formam o organismo. Para contextualizar, podemos utilizar exemplos práticos, como a importância da alimentação balanceada para o funcionamento do corpo, como os sistemas respiratório e circulatório trabalham juntos para levar oxigênio para as células, entre outros exemplos. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, onde os alunos serão divididos em grupos e cada grupo realizará uma atividade relacionada ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma introdução sobre a temática. Você pode realizá-la por meio de perguntas como “Do que o corpo humano é feito?” ou “Como podemos dividir nosso corpo?”

  2. Etapa 2 - Organização

    Explique a metodologia proposta para a aula. Em seguida, divida os alunos em três grupos.

  3. Etapa 3 - Rotação por estações

    Oriente os alunos em relação ao tempo que cada grupo terá para cada estação, e, também, a ordem de rotação. As atividades propostas para cada estação são:

    Estação 1 - Células

    Nesta estação, os alunos devem investigar as principais partes e funções de uma célula. Para isso você pode utilizar modelos de células em 3D ou até mesmo em imagens impressas. Peça para os alunos anotarem seus principais aprendizados.

    Estação 2 - Tecidos e órgãos

    Os alunos devem investigar sobre tecidos e órgãos.Utilize modelos de órgãos – em figuras ou em 3D, e, em seguida, peça para os alunos identificarem os diferentes tipos de tecidos que os compõem e suas funções.

    Estação 3 - Sistemas

    Na terceira estação, os alunos devem compreender sobre os sistemas que formam o corpo humano. Você pode utilizar modelos de sistemas ou figuras e pedir para os alunos identificarem suas principais funções e como eles trabalham juntos para manter o corpo funcionando.


  4. Etapa 4 - Socialização

    Faça uma roda de conversa para que os alunos compartilhem o que aprenderam em cada estação. Incentive a participação de todos alunos.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Faça uma síntese dos principais pontos abordados nas estações e explique que as células, tecidos, órgãos e sistemas se relacionam para formar o corpo humano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em concluir, com base na análise de ilustrações e/ou modelos (físicos ou digitais), que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização.
  • Estimular a colaboração e o trabalho em grupo.
  • Incentivar a curiosidade e o interesse dos alunos em aprender sobre o corpo humano.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das partes das células, tecidos, órgãos e sistemas.
  • Compreensão dos diferentes níveis de organização do corpo humano.
  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Demonstrar interesse e curiosidade em aprender sobre o tema.
  • Participação na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e explicar a metodologia utilizada na aula.
  • Orientar os alunos em cada estação e esclarecer dúvidas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos em todas as atividades.
  • Fazer perguntas e instigar a curiosidade dos alunos.
  • Realizar a roda de conversa para que os alunos compreendam como os diferentes níveis de organização do corpo humano se relacionam.

Ações do aluno

  • Participar ativamente em todas as atividades propostas.
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Fazer perguntas e buscar esclarecer dúvidas.
  • Demonstrar interesse e curiosidade em aprender sobre o corpo humano.
  • Compartilhar o que foi aprendido e participar da discussão em grupo.