Aula sobre Niveis De Organizacao Do Corpo Humano
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Faça uma introdução sobre a temática. Você pode realizá-la por meio de perguntas como “Do que o corpo humano é feito?” ou “Como podemos dividir nosso corpo?”Etapa 2 - Organização
Explique a metodologia proposta para a aula. Em seguida, divida os alunos em três grupos.Etapa 3 - Rotação por estações
Oriente os alunos em relação ao tempo que cada grupo terá para cada estação, e, também, a ordem de rotação. As atividades propostas para cada estação são:Estação 1 - Células
Nesta estação, os alunos devem investigar as principais partes e funções de uma célula. Para isso você pode utilizar modelos de células em 3D ou até mesmo em imagens impressas. Peça para os alunos anotarem seus principais aprendizados.
Estação 2 - Tecidos e órgãos
Os alunos devem investigar sobre tecidos e órgãos.Utilize modelos de órgãos – em figuras ou em 3D, e, em seguida, peça para os alunos identificarem os diferentes tipos de tecidos que os compõem e suas funções.
Estação 3 - Sistemas
Na terceira estação, os alunos devem compreender sobre os sistemas que formam o corpo humano. Você pode utilizar modelos de sistemas ou figuras e pedir para os alunos identificarem suas principais funções e como eles trabalham juntos para manter o corpo funcionando.
Etapa 4 - Socialização
Faça uma roda de conversa para que os alunos compartilhem o que aprenderam em cada estação. Incentive a participação de todos alunos.Etapa 5 - Conclusão
Faça uma síntese dos principais pontos abordados nas estações e explique que as células, tecidos, órgãos e sistemas se relacionam para formar o corpo humano.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em concluir, com base na análise de ilustrações e/ou modelos (físicos ou digitais), que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização.
- Estimular a colaboração e o trabalho em grupo.
- Incentivar a curiosidade e o interesse dos alunos em aprender sobre o corpo humano.
Critérios de avaliação
- Identificação correta das partes das células, tecidos, órgãos e sistemas.
- Compreensão dos diferentes níveis de organização do corpo humano.
- Participação ativa nas atividades em grupo.
- Demonstrar interesse e curiosidade em aprender sobre o tema.
- Participação na discussão em grupo.
Ações do professor
- Introduzir o tema e explicar a metodologia utilizada na aula.
- Orientar os alunos em cada estação e esclarecer dúvidas.
- Estimular a participação ativa dos alunos em todas as atividades.
- Fazer perguntas e instigar a curiosidade dos alunos.
- Realizar a roda de conversa para que os alunos compreendam como os diferentes níveis de organização do corpo humano se relacionam.
Ações do aluno
- Participar ativamente em todas as atividades propostas.
- Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
- Fazer perguntas e buscar esclarecer dúvidas.
- Demonstrar interesse e curiosidade em aprender sobre o corpo humano.
- Compartilhar o que foi aprendido e participar da discussão em grupo.