Aula sobre Niveis De Organizacao Do Corpo Humano

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O corpo humano pode ser dividido em diferentes níveis. Isso significa entender como o nosso corpo é formado por diferentes tipos de células, que se organizam em níveis cada vez mais complexos até formar um organismo completo. Esse é um tema importante para entendermos como o nosso corpo funciona e como podemos cuidar melhor dele. Nesta aula, os alunos irão criar um mapa conceitual para desenvolver o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância de entender os níveis de organização do corpo humano.

  2. Etapa 2 - Organização

    Divida os estudantes em grupos de quatro ou cinco. Depois, explique a atividade proposta.

  3. Etapa 3 - Estudo prévio

    Os alunos devem pesquisar sobre o tema em livros, internet e artigos, realizando anotações sobre as informações mais importantes.

  4. Etapa 4 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos devem criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema. Oriente os alunos na criação do mapa conceitual, incentivando-os a utilizar cores e imagens para tornar o mapa mais visual e didático.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais

    Os alunos devem apresentar seus mapas conceituais para a turma. Incentive a participação de todos e faça perguntas para que os alunos possam explicar suas ideias com clareza.

  6. Etapa 6 - Roda de conversa

    Após as apresentações, promova uma roda de conversa sobre as semelhanças e diferenças entre os mapas conceituais criados. Incentive a troca de ideias e opiniões entre os alunos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre a aula e reforce a importância de entender os níveis de organização do corpo humano para cuidar melhor da saúde.

Intencionalidades pedagógicas

  • Compreender que organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização.
  • Estimular a pesquisa e o estudo individual dos alunos.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
  • Capacidade de explicar as ideias apresentadas no mapa conceitual.
  • Participação nas discussões em grupo.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Estimular a pesquisa e o estudo individual dos alunos.
  • Fazer perguntas para que os alunos possam explicar suas ideias com clareza.
  • Apresentar exemplos práticos para que os alunos possam aplicar os conhecimentos adquiridos.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos nas atividades em grupo.

Ações do aluno

  • Estudar o material entregue pelo professor e buscar outras fontes de informação.
  • Criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma e explicar suas ideias com clareza.
  • Participar das discussões em grupo.
  • Aplicar os conhecimentos adquiridos sobre os níveis de organização do corpo humano em exemplos práticos apresentados pelo professor.