Aula sobre Niveis De Organizacao Do Corpo Humano
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O corpo humano pode ser dividido em diferentes níveis. Isso significa entender como o nosso corpo é formado por diferentes tipos de células, que se organizam em níveis cada vez mais complexos até formar um organismo completo. Esse é um tema importante para entendermos como o nosso corpo funciona e como podemos cuidar melhor dele. Nesta aula, os alunos irão criar um mapa conceitual para desenvolver o tema.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique a importância de entender os níveis de organização do corpo humano.Etapa 2 - Organização
Divida os estudantes em grupos de quatro ou cinco. Depois, explique a atividade proposta.Etapa 3 - Estudo prévio
Os alunos devem pesquisar sobre o tema em livros, internet e artigos, realizando anotações sobre as informações mais importantes.Etapa 4 - Criação do mapa conceitual
Os alunos devem criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema. Oriente os alunos na criação do mapa conceitual, incentivando-os a utilizar cores e imagens para tornar o mapa mais visual e didático.Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais
Os alunos devem apresentar seus mapas conceituais para a turma. Incentive a participação de todos e faça perguntas para que os alunos possam explicar suas ideias com clareza.Etapa 6 - Roda de conversa
Após as apresentações, promova uma roda de conversa sobre as semelhanças e diferenças entre os mapas conceituais criados. Incentive a troca de ideias e opiniões entre os alunos.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma breve conclusão sobre a aula e reforce a importância de entender os níveis de organização do corpo humano para cuidar melhor da saúde.
Intencionalidades pedagógicas
- Compreender que organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização.
- Estimular a pesquisa e o estudo individual dos alunos.
- Desenvolver a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades em grupo.
- Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
- Capacidade de explicar as ideias apresentadas no mapa conceitual.
- Participação nas discussões em grupo.
Ações do professor
- Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
- Estimular a pesquisa e o estudo individual dos alunos.
- Fazer perguntas para que os alunos possam explicar suas ideias com clareza.
- Apresentar exemplos práticos para que os alunos possam aplicar os conhecimentos adquiridos.
- Incentivar a participação ativa dos alunos nas atividades em grupo.
Ações do aluno
- Estudar o material entregue pelo professor e buscar outras fontes de informação.
- Criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade.
- Apresentar o mapa conceitual para a turma e explicar suas ideias com clareza.
- Participar das discussões em grupo.
- Aplicar os conhecimentos adquiridos sobre os níveis de organização do corpo humano em exemplos práticos apresentados pelo professor.