Aula sobre Nocoes De Enquadramento

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A noção de enquadramento é uma das principais ferramentas utilizadas na produção de imagens em artes visuais, cinema, fotografia e televisão. É a partir do enquadramento que se define o que será visto e como será visto. É importante que os estudantes compreendam a importância dessa técnica para a construção de uma imagem e como ela pode ser utilizada em diferentes contextos. Nesta aula, eles irão trabalhar em grupos para criar um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. O objetivo é que os alunos desenvolvam a habilidade de criar imagens com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Professor, introduza o tema e explique a importância do enquadramento na produção de imagens. Em seguida, apresente exemplos de diferentes tipos de enquadramento em filmes, fotografias e artes visuais.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos (10 minutos)

    Os alunos serão divididos em grupos de três a quatro pessoas. Cada grupo irá escolher um tema para trabalhar.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação por pares (20 minutos)

    Cada grupo irá criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Disponibilize um modelo para que os alunos possam se basear.

  4. Etapa 4 - Produção das imagens (40 minutos)

    Cada grupo irá produzir uma imagem utilizando o tema escolhido e aplicando diferentes tipos de enquadramento. Os alunos poderão utilizar materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais.

  5. Etapa 5 - Apresentação das imagens e avaliação por pares (30 minutos)

    Cada grupo irá apresentar sua imagem e os outros grupos irão avaliar conforme o template criado na etapa 3. Medie as discussões e fornecer feedbacks.

  6. Etapa 6 - Reflexão final (10 minutos)

    Conduza uma reflexão final sobre o processo de criação das imagens e a importância do enquadramento na produção de imagens.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar imagens com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo;
  • Estimular a criatividade e a experimentação dos alunos na produção de imagens;
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em avaliar e dar feedbacks construtivos.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo;
  • Construção dos argumentos;
  • Apresentação e comunicação;
  • Desempenho geral

Ações do professor

  • Introduzir o tema e fornecer exemplos práticos;
  • Mediar as discussões durante a avaliação por pares;
  • Fornecer feedbacks construtivos para os alunos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para criar um template de avaliação por pares;
  • Produzir uma imagem utilizando diferentes tipos de enquadramento;
  • Avaliar as imagens dos outros grupos conforme o template criado.