Aula sobre Nocoes De Enquadramento

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O enquadramento é uma técnica utilizada em diversas áreas, como na fotografia, cinema e artes visuais, que consiste em selecionar o que será mostrado na imagem, criando uma composição visual agradável e equilibrada. Na arte, o enquadramento é uma ferramenta importante para guiar o olhar do espectador e transmitir uma mensagem. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as noções de enquadramento, como aplicá-las em suas criações e como essa técnica pode ser utilizada para transmitir emoções e ideias. A metodologia utilizada será a Design Sprint, que é uma abordagem colaborativa e criativa para solucionar problemas.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Professor, introduza o tema do enquadramento, explicando sua importância e como ele pode ser utilizado na arte. Em seguida, compartilhe exemplos de obras de arte que utilizam essa técnica, como pinturas, fotografias e filmes.

  2. Etapa 2 - Entender (20 minutos)

    Os alunos irão se dividir em grupos e irão discutir o que entenderam sobre o enquadramento e como ele pode ser aplicado na arte. Auxilie-os com as possíveis dúvidas.

  3. Etapa 3 - Esboçar (30 minutos)

    Cada grupo irá escolher um tema e irá criar um esboço de uma obra de arte utilizando a técnica de enquadramento. Para isso, disponibilize materiais para que os alunos possam desenhar ou criar colagens.

  4. Etapa 4 - Decidir (20 minutos)

    Os grupos irão apresentar seus esboços e irão decidir qual será a obra de arte final que irão criar.

  5. Etapa 5 - Prototipar (40 minutos)

    Os grupos irão criar a obra de arte final utilizando a técnica de enquadramento. Disponibilize materiais e auxilie-os na criação.

  6. Etapa 6 - Testar (20 minutos)

    Os grupos irão apresentar suas obras de arte para a turma e irão explicar como utilizaram a técnica de enquadramento para transmitir uma mensagem ou emoção. A turma irá avaliar as obras e dar feedbacks.

  7. Etapa 7 - Conclusão (10 minutos)

    Proponha uma reflexão sobre a aula e como os alunos podem utilizar a técnica de enquadramento em suas futuras criações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar obras de arte utilizando a técnica de enquadramento;
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos;
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em transmitir emoções e ideias através da arte.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada da técnica de enquadramento;
  • Originalidade e criatividade na criação da obra de arte;
  • Capacidade de transmitir uma mensagem ou emoção através da arte.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e explicar sua importância;
  • Auxiliar os alunos na criação das obras de arte;
  • Fornecer feedbacks e avaliar as obras criadas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Discutir em grupo sobre o tema e como aplicá-lo na arte;
  • Criar esboços e escolher a obra final a ser criada;
  • Criar a obra final utilizando a técnica de enquadramento.