Aula sobre Nocoes De Enquadramento

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A noção de enquadramento é fundamental para a composição visual de uma obra de arte. É através do enquadramento que o artista define o que será visto pelo espectador e como isso será apresentado. No cotidiano, o enquadramento está presente em diversas situações, como em fotografias, vídeos, pinturas, esculturas, arquitetura, entre outras. Nesta aula, os alunos serão desafiados a pensar sobre o enquadramento na arte e como ele pode ser utilizado para transmitir mensagens e emoções. A metodologia utilizada será o Design Thinking, que estimula a criatividade e a colaboração entre os alunos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema (10 minutos)

    Professor, apresente o tema e explique a importância do enquadramento na arte. Em seguida, divida os alunos serão em grupos de 4 a 5 pessoas.

  2. Etapa 2 - Seleção de imagens (30 minutos)

    Cada grupo irá selecionar imagens que representem emoções e discutir qual seria o melhor enquadramento para transmitir a mensagem desejada. Você, professor, pode disponibilizar revistas, jornais ou imagens impressas para os alunos utilizarem.

  3. Etapa 3 - Criação de obras de arte (60 minutos)

    Com base nas imagens selecionadas e no enquadramento escolhido, os alunos irão criar suas próprias obras de arte. Disponibilize materiais como papel, lápis, tintas, pincéis, entre outros.

  4. Etapa 4 - Apresentação das obras (20 minutos)

    Cada grupo irá apresentar suas obras e explicar o enquadramento escolhido e a mensagem que desejavam transmitir.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo (20 minutos)

    Após as apresentações, os alunos irão discutir em grupo sobre as diferentes formas de enquadramento e como eles podem ser utilizados para transmitir mensagens e emoções.

  6. Etapa 6 - Reflexão individual (10 minutos)

    Cada aluno irá fazer uma reflexão individual sobre o que aprendeu na aula e como pode aplicar o conhecimento adquirido em sua vida.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar obras de arte utilizando diferentes formas de enquadramento;
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos através da metodologia Design Thinking;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em se colocar no lugar do outro e entender suas emoções.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada do enquadramento para transmitir a mensagem desejada.;
  • Criatividade na escolha das imagens e na criação das obras de arte;
  • Participação ativa na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância do enquadramento na arte;
  • Disponibilizar materiais para a criação das obras de arte;
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos;
  • Avaliar as obras de arte e a participação dos alunos na discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Selecionar imagens que representem o tema escolhido e discutir qual seria o melhor enquadramento para transmitir a mensagem desejada;
  • Criar suas próprias obras de arte com base nas imagens selecionadas e no enquadramento escolhido;
  • Apresentar suas obras e explicar o enquadramento escolhido e a mensagem que desejavam transmitir;
  • Participar ativamente da discussão em grupo.