Aula sobre Nocoes De Enquadramento

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A noção de enquadramento é fundamental para a composição visual em diversas áreas, como cinema, fotografia, pintura, entre outras. É a partir do enquadramento que se define o que será visto pelo espectador e como essa imagem será composta. No cotidiano, podemos observar o enquadramento em diversas situações, como em fotos de família, em vídeos de viagens ou em filmes que assistimos. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa de gamificação para que os alunos possam criar um jogo que explore as noções de enquadramento e suas possibilidades.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Professor, introduza o tema e explique a importância do enquadramento na composição visual. Apresente exemplos de diferentes enquadramentos em fotografias e vídeos.

  2. Etapa 2 - Brainstorm (20 minutos)

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão criar um mapa de registro contendo os campos: nome do jogo, objetivo do jogo, desafios do jogo, níveis, esquema de recompensas e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso. Cada grupo deverá pensar em um jogo que explore as noções de enquadramento e suas possibilidades. Auxilie os grupos na criação do mapa de registro.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo (60 minutos)

    Os grupos terão 60 minutos para criar o jogo. Eles deverão pensar em diferentes desafios que explorem as noções de enquadramento, como enquadramentos inusitados, enquadramentos que criem ilusões de ótica, entre outros.

  4. Etapa 4 - Teste dos jogos (20 minutos)

    Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma e os outros grupos irão testá-lo. Após cada apresentação, haverá uma discussão sobre os pontos positivos e negativos do jogo.

  5. Etapa 5 - Reflexão (10 minutos)

    Os alunos irão refletir sobre o processo de criação do jogo e sobre as noções de enquadramento exploradas. Conduza uma discussão sobre as reflexões dos alunos.

  6. Etapa 6 - Conclusão (5 minutos)

    Conclua a aula reforçando a importância do enquadramento na composição visual e agradecendo a participação dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo;
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em explorar as noções de enquadramento e suas possibilidades na composição visual;
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na criação de um jogo que explore as noções de enquadramento.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na criação do jogo;
  • Exploração das noções de enquadramento na composição visual;
  • Coerência entre os elementos do jogo (objetivo, desafios, níveis, esquema de recompensas, informações para o consumidor final).

Ações do professor

  • Introduzir o tema e explicar a importância do enquadramento na composição visual;
  • Auxiliar os grupos na criação do mapa de registro e do jogo;
  • Conduzir a discussão sobre as reflexões dos alunos.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de registro para o jogo;
  • Criar um jogo que explore as noções de enquadramento e suas possibilidades na composição visual;
  • Testar os jogos dos outros grupos e refletir sobre o processo de criação e as noções de enquadramento exploradas.