Aula sobre Nocoes De Enquadramento

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Noções de enquadramento são fundamentais para a criação de imagens e vídeos com qualidade visual. O enquadramento é a forma como o objeto da imagem é posicionado em relação ao espaço que o cerca. É importante para a comunicação visual, pois é o que determina o que o espectador verá e como ele verá. Na aula de hoje, os alunos aprenderão sobre os diferentes tipos de enquadramento e como aplicá-los em suas criações artísticas. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual sobre o tema. Os exemplos práticos serão apresentados em imagens e vídeos que os alunos poderão analisar e discutir em grupo.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Professor, inicie a aula explicando o que é enquadramento e sua importância na comunicação visual. Em seguida, apresente exemplos de diferentes tipos de enquadramento em imagens e vídeos, se possível.

  2. Etapa 2 - Estudo individual (20 minutos)

    Compartilhe com a turma um vídeo ou material escrito que apresente um tutorial sobre os diferentes tipos de enquadramento e como aplicá-los em suas criações artísticas. Em seguida, oriente-os a criar um mapa conceitual a respeito do tema, contendo a ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo (30 minutos)

    Organize os alunos em grupos para discutir e comparar seus mapas conceituais. Cada grupo deverá apresentar seu mapa para a turma e explicar suas escolhas.

  4. Etapa 4 - Criação artística (30 minutos)

    Os alunos deverão aplicar os conceitos aprendidos na aula em uma criação artística individual ou em grupo. Eles deverão escolher um tema e criar uma imagem ou vídeo utilizando diferentes tipos de enquadramento.

  5. Etapa 5 - Apresentação (20 minutos)

    Os alunos apresentarão suas criações para a turma e explicarão como utilizaram os diferentes tipos de enquadramento em sua produção.

  6. Etapa 6 - Conclusão (10 minutos)

    Faça uma breve conclusão da aula e reforçará a importância do enquadramento na comunicação visual.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar imagens e vídeos com qualidade visual;
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos;
  • Promover a cooperação e a troca de ideias entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta dos diferentes tipos de enquadramento;
  • Originalidade e criatividade na criação artística;
  • Coerência entre o tema escolhido e o enquadramento utilizado;
  • Participação ativa nas discussões em grupo;
  • Clareza e objetividade na apresentação da criação artística.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos de diferentes tipos de enquadramento;
  • Estimular a participação dos alunos nas discussões em grupo;
  • Fornecer feedbacks construtivos sobre as criações artísticas dos alunos;
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos;
  • Incentivar a cooperação e a troca de ideias entre os alunos.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo tutorial sobre os diferentes tipos de enquadramento;
  • Criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos;
  • Participar ativamente das discussões em grupo;
  • Criar uma imagem ou vídeo utilizando diferentes tipos de enquadramento;
  • Apresentar a criação artística para a turma e explicar como utilizou os diferentes tipos de enquadramento em sua produção.