Aula sobre Nomeando As Partes Do Corpo
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
Esse conhecimento é importante para que eles possam se comunicar em situações cotidianas, como ir ao médico, descrever sintomas, entre outras.
Além disso, a metodologia utilizada será o Design Sprint, que é uma forma de estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
Eles irão criar um modelo com 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos, o que ajudará a fixar o vocabulário e a desenvolver a habilidade de interagir em situações de intercâmbio oral.
Etapa 1 - Entender
Apresente o objetivo e contextualize o tema.Etapa 2 - Esboçar
Em seguida, os alunos devem pesquisar sobre as partes do corpo humano em Inglês e criar um esboço do modelo de Design Sprint com as 5 etapas, definindo quais informações serão trabalhadas em cada uma delas.Etapa 3 - Decidir
Os alunos irão apresentar ao professor seus esboços e debater como desenvolver o tema a partir do esboço realizado.Exemplos de temas podem ser: partes do tronco, partes dos membros superiores, partes da cabeça, entre outros.
Etapa 4 - Prototipar
Agora, os alunos irão criar o modelo de Design Sprint escolhido, definindo as informações que serão trabalhadas. Eles podem utilizar materiais disponíveis em sala de aula, como cartolinas, canetas, lápis de cor, entre outros.Etapa 5 - Testar
Todos os alunos testarão o modelo em duplas, praticando a pronúncia das palavras em Inglês.Etapa 6 - Fechamento
Faça uma reflexão coletiva e incentive os alunos a compartilharem suas opiniões sobre a metodologia utilizada.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de interagir em situações de intercâmbio oral.
- Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
- Fixar o vocabulário de partes do corpo humano em Inglês.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Uso correto do vocabulário de partes do corpo humano em Inglês.
- Criatividade e originalidade na criação do modelo de Design Sprint.
Ações do professor
- Orientar os alunos na pesquisa sobre as partes do corpo humano em Inglês.
- Estimular a participação e o trabalho em equipe dos alunos.
- Fazer intervenções pontuais para corrigir a pronúncia das palavras em Inglês.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre as partes do corpo humano em Inglês.
- Criar um mapa conceitual com as informações coletadas.
- Criar um modelo de Design Sprint com as 5 etapas.