Aula sobre Nomeando As Partes Do Corpo

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Nesta atividade, os alunos irão aprender a nomear as partes do corpo em Inglês.

Esse conhecimento é importante para que eles possam se comunicar em situações cotidianas, como ir ao médico, descrever sintomas, entre outras.

Além disso, a metodologia utilizada será o Design Sprint, que é uma forma de estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.

Eles irão criar um modelo com 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos, o que ajudará a fixar o vocabulário e a desenvolver a habilidade de interagir em situações de intercâmbio oral.


  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o objetivo e contextualize o tema.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Em seguida, os alunos devem pesquisar sobre as partes do corpo humano em Inglês e criar um esboço do modelo de Design Sprint com as 5 etapas, definindo quais informações serão trabalhadas em cada uma delas.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos irão apresentar ao professor seus esboços e debater como desenvolver o tema a partir do esboço realizado.

    Exemplos de temas podem ser: partes do tronco, partes dos membros superiores, partes da cabeça, entre outros.


  4. Etapa 4 - Prototipar

    Agora, os alunos irão criar o modelo de Design Sprint escolhido, definindo as informações que serão trabalhadas. Eles podem utilizar materiais disponíveis em sala de aula, como cartolinas, canetas, lápis de cor, entre outros.

  5. Etapa 5 - Testar

    Todos os alunos testarão o modelo em duplas, praticando a pronúncia das palavras em Inglês.

  6. Etapa 6 - Fechamento

    Faça uma reflexão coletiva e incentive os alunos a compartilharem suas opiniões sobre a metodologia utilizada.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de interagir em situações de intercâmbio oral.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
  • Fixar o vocabulário de partes do corpo humano em Inglês.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Uso correto do vocabulário de partes do corpo humano em Inglês.
  • Criatividade e originalidade na criação do modelo de Design Sprint.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na pesquisa sobre as partes do corpo humano em Inglês.
  • Estimular a participação e o trabalho em equipe dos alunos.
  • Fazer intervenções pontuais para corrigir a pronúncia das palavras em Inglês.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre as partes do corpo humano em Inglês.
  • Criar um mapa conceitual com as informações coletadas.
  • Criar um modelo de Design Sprint com as 5 etapas.