Aula sobre Nomeando As Partes Do Corpo

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Inicia explicando a importância de saber as partes do corpo em Inglês e como isso pode ser útil em situações cotidianas. Você pode usar exemplos práticos, como uma consulta médica ou uma conversa com um amigo estrangeiro.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Inicia explicando a importância de saber as partes do corpo em Inglês e como isso pode ser útil em situações cotidianas. Você pode usar exemplos práticos, como uma consulta médica ou uma conversa com um amigo estrangeiro.

  2. Etapa 2 - Apresentação

    Apresente as partes do corpo em Inglês utilizando cartazes, figuras e objetos. Peça para os alunos repetirem as palavras em Inglês para fixar o vocabulário.

  3. Etapa 3 - Toró de Ideias

    Divida a turma em grupos e peça para criarem perguntas relacionadas às partes do corpo humano, tantas quantas eles conseguirem. O professor pode circular pela sala e ajudar os grupos na elaboração das questões.

  4. Etapa 4 - Jogos

    Recolha as questões criadas por cada grupo, relacionadas às partes do corpo humano em Inglês, e crie um jogo de perguntas e respostas valendo pontos, para incentivar a participação e a cooperação dos alunos.

  5. Etapa 5 - Feedback

    Dê feedback aos alunos sobre as atividades realizadas, elogiando suas contribuições e corrigindo eventuais erros de vocabulário ou gramática.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Encerre reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem praticando o vocabulário em casa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de interação oral dos alunos em situações cotidianas em inglês;
  • Ampliar o vocabulário em inglês dos alunos, relacionado às partes do corpo;
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação efetiva dos alunos nas atividades propostas;
  • Utilização correta do vocabulário aprendido;
  • Cooperação entre os alunos durante as atividades em grupo.

Ações do professor

  • Contextualização: Explique a importância de saber as partes do corpo em inglês e sua relevância em situações cotidianas.
  • Apresentação: Use cartazes, figuras e objetos para ensinar as partes do corpo em inglês.
  • Atividade em grupo: Divida a turma em grupos e peça para criarem seus próprios mapas de empatia sobre as partes do corpo, seguindo os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".
  • Jogos: Crie jogos com perguntas relacionadas às partes do corpo em inglês, incentivando a participação e a cooperação dos alunos.
  • Feedback: Dê feedback aos alunos durante todo o processo, elogiando suas contribuições e corrigindo eventuais erros de vocabulário ou gramática.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Cooperar e ajudar os colegas durante as atividades em grupo;
  • Utilizar adequadamente o vocabulário aprendido nas atividades;
  • Demonstrar interesse e criatividade na elaboração do mapa de empatia;
  • Interagir em inglês durante as atividades.