Aula sobre Nomeando As Partes Do Corpo

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Os alunos irão aprender a nomear as partes do corpo, habilidade importante para a comunicação básica em uma língua estrangeira.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Professor, inicie com uma atividade de check-in, por exemplo, pedindo que os alunos falem o nome de uma parte do corpo em Inglês e em Português.

  2. Etapa 2 - Introdução do tema

    Apresente o tema da aula, explicando a importância de aprender as partes do corpo em Inglês. Use flashcards para mostrar as diferentes partes, pronunciando o nome de cada uma delas e pedindo para que os alunos repitam.

  3. Etapa 3 - Exploração

    Divida os alunos em grupos e entregue um jogo de cartas com as diferentes partes do corpo em Inglês. Cada grupo deve criar as regras, explicá-las e demonstrar como jogar o jogo.

  4. Etapa 4 - Prática

    Utilize o jogo criado por cada grupo em um momento de prática, incentivando-os a mencionar as partes do corpo em Inglês durante o jogo.

  5. Etapa 5 - Consolidação

    Organizar uma atividade prática para consolidar o aprendizado, por exemplo, solicitar que os alunos desenhem uma figura humana e nomeiem as diferentes partes do corpo em Inglês.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Encerrar a aula com um momento de check-out, pedindo que os alunos compartilhem o que aprenderam e como se sentiram durante a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de comunicação oral em Inglês.
  • Estimular a criatividade e imaginação dos alunos em criar jogos para a aula.
  • Fomentar o trabalho em grupo e a cooperação entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação e engajamento dos alunos na atividade.
  • Habilidade em nomear as diferentes partes do corpo em Inglês.
  • Qualidade e clareza das regras criadas pelos grupos para o jogo.

Ações do professor

  • Estimular a participação e engajamento dos alunos na aula.
  • Orientar e auxiliar os grupos na criação do jogo.
  • Propor atividades práticas para consolidar o aprendizado.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula e das atividades propostas.
  • Colaborar com o grupo para criar o jogo.
  • Demonstrar habilidade em nomear as diferentes partes do corpo em Inglês.