Aula sobre Nomeando As Partes Do Corpo
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
Para iniciar a aula, fale sobre a importância de conhecermos as partes do corpo humano e a sua relevância no nosso cotidiano. Destaque que aprender a nomear essas partes é fundamental para uma boa comunicação em situações cotidianas no uso da língua inglesa.
Etapa 1 - Apresentação do estudo de caso
Proponha um estudo de caso a partir de um texto ou imagem, na qual os alunos terão que identificar e nomear as partes do corpo ali presentes, utilizando seus conhecimentos prévios em Inglês.Etapa 2 - Preparação do material analógico
Oriente os estudantes a criarem, individualmente, cartões com desenhos de partes do corpo (na frente) e com o nome em Inglês (no verso) para os alunos trabalharem com o vocabulário.Etapa 3 - Jogo de adivinhação
Recolha os cartões criados e proponha um jogo no qual os alunos terão que usar o vocabulário aprendido para adivinhar o nome, em Inglês, da parte do corpo desenhada no cartão.Etapa 4 - Atividade de escrita
Proponha, em seguida, que os alunos criem uma lista com o vocabulário referente às partes do corpo em Inglês.Etapa 5 - Encerramento
Finalize a atividade com uma reflexão sobre o que foi aprendido e a importância de conhecer as partes do corpo humano em Inglês.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de identificar e nomear as partes do corpo humano em inglês.
- Aprender a trabalhar em grupo colaborativamente.
- Desenvolver a criatividade e a capacidade de apresentação em inglês oralmente e por escrito.
Critérios de avaliação
- Identificação e nomeação correta das partes do corpo humano em inglês pelos alunos.
- Participação e colaboração em grupo.
- Apresentação oral e escrita do infográfico criado pelos alunos.
- Escrita correta das partes do corpo humano, em Inglês.
Ações do professor
- Apresentar o estudo de caso aos alunos.
- Distribuir o material e orientar as atividades propostas com o material.
- Propor o jogo de adivinhação.
- Oferecer suporte para os alunos, sempre que necessário.
Ações do aluno
- Identificar e nomear as partes do corpo humano em inglês no estudo de caso.
- Criar os cartões com desenhos e o nome da parte do corpo representada, em Inglês.
- Participar ativamente do jogo de adivinhação usando os cartões criados pelos colegas e o vocabulário aprendido sobre as partes do corpo humano em inglês.