Aula sobre Nomeando As Partes Do Corpo

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Para iniciar a aula, fale sobre a importância de conhecermos as partes do corpo humano e a sua relevância no nosso cotidiano. Destaque que aprender a nomear essas partes é fundamental para uma boa comunicação em situações cotidianas no uso da língua inglesa.

  1. Etapa 1 - Apresentação do estudo de caso

    Proponha um estudo de caso a partir de um texto ou imagem, na qual os alunos terão que identificar e nomear as partes do corpo ali presentes, utilizando seus conhecimentos prévios em Inglês.

  2. Etapa 2 - Preparação do material analógico

    Oriente os estudantes a criarem, individualmente, cartões com desenhos de partes do corpo (na frente) e com o nome em Inglês (no verso) para os alunos trabalharem com o vocabulário.

  3. Etapa 3 - Jogo de adivinhação

    Recolha os cartões criados e proponha um jogo no qual os alunos terão que usar o vocabulário aprendido para adivinhar o nome, em Inglês, da parte do corpo desenhada no cartão.

  4. Etapa 4 - Atividade de escrita

    Proponha, em seguida, que os alunos criem uma lista com o vocabulário referente às partes do corpo em Inglês.

  5. Etapa 5 - Encerramento

    Finalize a atividade com uma reflexão sobre o que foi aprendido e a importância de conhecer as partes do corpo humano em Inglês.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar e nomear as partes do corpo humano em inglês.
  • Aprender a trabalhar em grupo colaborativamente.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de apresentação em inglês oralmente e por escrito.

Critérios de avaliação

  • Identificação e nomeação correta das partes do corpo humano em inglês pelos alunos.
  • Participação e colaboração em grupo.
  • Apresentação oral e escrita do infográfico criado pelos alunos.
  • Escrita correta das partes do corpo humano, em Inglês.

Ações do professor

  • Apresentar o estudo de caso aos alunos.
  • Distribuir o material e orientar as atividades propostas com o material.
  • Propor o jogo de adivinhação.
  • Oferecer suporte para os alunos, sempre que necessário.

Ações do aluno

  • Identificar e nomear as partes do corpo humano em inglês no estudo de caso.
  • Criar os cartões com desenhos e o nome da parte do corpo representada, em Inglês.
  • Participar ativamente do jogo de adivinhação usando os cartões criados pelos colegas e o vocabulário aprendido sobre as partes do corpo humano em inglês.