Aula sobre Nomeando As Partes Do Corpo

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Antes de começar a atividade, é importante contextualizar o assunto com os alunos. Dê exemplos de situações da vida cotidiana em que é necessário comunicar algum desconforto ou lesão no corpo, como ir a uma consulta médica ou pedir ajuda em uma emergência. Além disso, traga curiosidades relacionadas às partes do corpo humano que estão presentes em diferentes culturas ou histórias populares.

  1. Etapa 1 -

    Explique o objetivo da atividade, que será a criação de um jogo de tabuleiro sobre as partes do corpo em Inglês. Apresente o tema "Nomeando as partes do corpo humano em Inglês", bem como listas de vocabulários que podem ser úteis, como: "body parts" e "possessives".

  2. Etapa 2 -

    Em seguida, divida a turma em grupos de no máximo 5 alunos. Depois de organizados nos grupos, distribua papel cartão ou cartolina, canetas coloridas, tesoura, dados e pinos.

  3. Etapa 3 -

    Peça para que cada grupo escolha um tópico (por exemplo: partes do rosto, partes dos membros inferiores, etc) para criar as regras e as perguntas do jogo de tabuleiro relacionadas a esse tópico. Os grupos devem, também, criar cartas de ações, que podem ter desafios, atividades e até mesmo punições para as outras equipes.

  4. Etapa 4 -

    Durante a criação do jogo, circule pela sala, tire dúvidas, forneça dicas, incentive a colaboração entre os alunos e garanta que todos estejam envolvidos nas atividades.

  5. Etapa 5 -

    Ao final do tempo estipulado para a criação do jogo, cada grupo deverá apresentar seu jogo aos demais colegas. Em seguida, cada equipe terá a chance de jogar e se divertir com os jogos criados pelos outros grupos.

  6. Etapa 6 -

    Reserve um tempo para uma avaliação conjunta. Os alunos podem avaliar a atividade na totalidade, fazendo críticas construtivas e sugerindo melhorias para futuras atividades.

  7. Etapa 7 -

    Encerre a atividade com uma rodada de feedback individual com cada aluno, onde será possível avaliar o desenvolvimento das habilidades de cada um e identificar pontos a serem trabalhados em aulas futuras.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a colaboração e o trabalho em equipe.
  • Desenvolver a capacidade de planejamento e organização.
  • Aprimorar o vocabulário, gramática, compreensão oral e oralidade em Inglês.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação e execução do jogo.
  • Clareza das regras e perguntas.
  • Habilidade para interagir em inglês, seja dando ou seguindo instruções.

Ações do professor

  • Incentivar a participação de todos os alunos.
  • Orientar na elaboração das perguntas e regras.
  • Acompanhar o desenvolvimento do jogo e promover a interação entre os alunos.

Ações do aluno

  • Colaborar com a equipe.
  • Desenvolver as habilidades de comunicação em inglês.
  • Participar ativamente na criação e execução do jogo.