Aula sobre Nomeando As Partes Do Corpo
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Antes de começar a atividade, é importante contextualizar o assunto com os alunos. Dê exemplos de situações da vida cotidiana em que é necessário comunicar algum desconforto ou lesão no corpo, como ir a uma consulta médica ou pedir ajuda em uma emergência. Além disso, traga curiosidades relacionadas às partes do corpo humano que estão presentes em diferentes culturas ou histórias populares.
Etapa 1 -
Explique o objetivo da atividade, que será a criação de um jogo de tabuleiro sobre as partes do corpo em Inglês. Apresente o tema "Nomeando as partes do corpo humano em Inglês", bem como listas de vocabulários que podem ser úteis, como: "body parts" e "possessives".Etapa 2 -
Em seguida, divida a turma em grupos de no máximo 5 alunos. Depois de organizados nos grupos, distribua papel cartão ou cartolina, canetas coloridas, tesoura, dados e pinos.Etapa 3 -
Peça para que cada grupo escolha um tópico (por exemplo: partes do rosto, partes dos membros inferiores, etc) para criar as regras e as perguntas do jogo de tabuleiro relacionadas a esse tópico. Os grupos devem, também, criar cartas de ações, que podem ter desafios, atividades e até mesmo punições para as outras equipes.Etapa 4 -
Durante a criação do jogo, circule pela sala, tire dúvidas, forneça dicas, incentive a colaboração entre os alunos e garanta que todos estejam envolvidos nas atividades.Etapa 5 -
Ao final do tempo estipulado para a criação do jogo, cada grupo deverá apresentar seu jogo aos demais colegas. Em seguida, cada equipe terá a chance de jogar e se divertir com os jogos criados pelos outros grupos.Etapa 6 -
Reserve um tempo para uma avaliação conjunta. Os alunos podem avaliar a atividade na totalidade, fazendo críticas construtivas e sugerindo melhorias para futuras atividades.Etapa 7 -
Encerre a atividade com uma rodada de feedback individual com cada aluno, onde será possível avaliar o desenvolvimento das habilidades de cada um e identificar pontos a serem trabalhados em aulas futuras.
Intencionalidades pedagógicas
- Estimular a colaboração e o trabalho em equipe.
- Desenvolver a capacidade de planejamento e organização.
- Aprimorar o vocabulário, gramática, compreensão oral e oralidade em Inglês.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação e execução do jogo.
- Clareza das regras e perguntas.
- Habilidade para interagir em inglês, seja dando ou seguindo instruções.
Ações do professor
- Incentivar a participação de todos os alunos.
- Orientar na elaboração das perguntas e regras.
- Acompanhar o desenvolvimento do jogo e promover a interação entre os alunos.
Ações do aluno
- Colaborar com a equipe.
- Desenvolver as habilidades de comunicação em inglês.
- Participar ativamente na criação e execução do jogo.