Nomofobia (sufixos)

Você sabe o que é nomofobia? E fobias no geral, você sabe o que significam? Esse é o tema da nossa aula de Português. Vem descobrir!


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Fobia é aquele medo enorme que a gente sente de algo. Cada fobia recebe um nome que às vezes é até difícil de ligar com tal medo. Você sabe qual é o significado de nomofobia?

    A) É o medo de dizer não.

    B) É o medo de ficar sem celular.

    C) É o medo de nomes grandes.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Gamificação:

    Professor, explique aos alunos que a nomofobia é um termo utilizado para descrever o medo excessivo de ficar sem o celular ou outros dispositivos móveis. Esse conceito é bastante atual, já que a tecnologia faz parte do nosso dia a dia e muitas pessoas não conseguem se desconectar. A nomofobia pode trazer consequências negativas para a saúde física e mental, como ansiedade, insônia e irritabilidade. Nesta aula, os alunos irão trabalhar os sufixos utilizados para formar palavras relacionadas à nomofobia e seus efeitos no cotidiano dos estudantes.
    Atividade completa
  4. 4. Design Sprint:

    Professor, explique aos alunos que a nomofobia é o medo irracional de ficar sem o celular ou de não ter acesso à internet. Este é um tema relevante para eles já que muitos deles possuem celular com acesso à internet. Nesta aula, com o tema da nomofobia, eles irão trabalhar com sufixos que são elementos que se adicionam ao final das palavras, formando novas palavras. Os estudantes utilizarão a metodologia ativa Design Sprint, na qual criarão um modelo de design sprint com cinco etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa
  5. 5. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    Professor, explique aos alunos que a nomofobia é um termo utilizado para descrever o medo ou a ansiedade que as pessoas sentem quando estão longe do celular ou de outros dispositivos móveis. Com a popularização dos smartphones, a nomofobia tem se tornado cada vez mais comum entre as pessoas de todas as idades, especialmente entre os jovens. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os sufixos utilizados para formar palavras relacionadas à nomofobia, como "nomofóbico". Eles utilizarão a metodologia Modelo de Debate Crítico (MDC), no qual irão criar um modelo de juri para discutir o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa
  6. 6. Design Thinking:

    Professor, explique aos alunos que a nomofobia é um termo que se refere ao medo irracional de ficar sem o celular ou sem conexão com a internet. Este assunto é muito relevante atualmente, já que muitas pessoas dependem dos seus dispositivos móveis para trabalhar, estudar e se comunicar. Na aula sobre nomofobia, os alunos vão aprender sobre os sufixos, que são partes que se adicionam ao final de palavras para modificar seu sentido. Eles vão entender como as palavras, estruturalmente semelhantes à palavra "nomofobia" são formadas, e como podem ser utilizadas em diferentes contextos. O objetivo desta aula é desenvolver a habilidade dos estudantes em identificar e analisar a função do uso dessas palavras.
    Atividade completa
  7. 7. Sala de Aula Invertida:

    Professor, explique aos alunos que a nomofobia é um termo que se refere ao medo de ficar sem o celular ou sem acesso à internet. Esse fenômeno tem se tornado cada vez mais comum entre as pessoas, principalmente os jovens. Nesta aula, eles irão trabalhar com a análise do sufixo que compõe essa palavra, a fim de desenvolver neles a habilidade de identificar palavras derivadas por acréscimo de sufixos. Para isso, os estudantes utilizarão a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual criarão um template de Dinâmica dos 3 Q’s, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação dos alunos sobre a atividade.
    Atividade completa
  8. 8. Rotação por estações:

    Professor, explique aos alunos que a nomofobia é um termo que se refere ao medo excessivo de ficar sem o celular ou outras tecnologias móveis. É um problema cada vez mais comum na sociedade atual, principalmente entre os jovens. Nesta aula, eles irão aprender sobre os sufixos, que são elementos que se adicionam ao final das palavras para formar novos termos. Com base nisso, os estudantes vão aprender a formar palavras relacionadas à nomofobia, como "nomofóbico". Para isso, utilizarão a metodologia ativa de Rotação por estações, em que cada grupo realizará uma atividade diferente relacionada ao tema.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: