Aula sobre Nomofobia Sufixos

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Professor, explique aos alunos que a nomofobia é o medo irracional de ficar sem o celular ou de não ter acesso à internet. Este é um tema relevante para eles já que muitos deles possuem celular com acesso à internet. Nesta aula, com o tema da nomofobia, eles irão trabalhar com sufixos que são elementos que se adicionam ao final das palavras, formando novas palavras. Os estudantes utilizarão a metodologia ativa Design Sprint, na qual criarão um modelo de design sprint com cinco etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Professor, explique aos alunos que a nomofobia é o medo irracional de ficar sem o celular ou de não ter acesso à internet. Este é um tema relevante para eles já que muitos deles possuem celular com acesso à internet. Nesta aula, com o tema da nomofobia, eles irão trabalhar com sufixos que são elementos que se adicionam ao final das palavras, formando novas palavras. Os estudantes utilizarão a metodologia ativa Design Sprint, na qual criarão um modelo de design sprint com cinco etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema da nomofobia e explique o que ela é. Em seguida, peça que os alunos pesquisem e citem exemplos de situações em que a nomofobia pode ocorrer.

  3. Etapa 3 - Revisão

    Revise com os alunos o conceito de sufixos e apresente alguns exemplos. Os alunos deverão identificar os sufixos presentes em cada palavra.

  4. Etapa 4 - Identificação

    Os alunos irão pesquisar palavras relacionadas à nomofobia e identificar os sufixos presentes em cada uma. Em seguida, deverão criar novas palavras adicionando sufixos diferentes aos termos originais.

  5. Etapa 5 - Desenvolvimento

    Os alunos irão criar um modelo de design sprint com cinco etapas para desenvolver o tema da nomofobia e seus subtópicos. Eles devem seguir a estrutura: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Os alunos deverão apresentar seus modelos de design sprint e discutir em grupo as diferentes abordagens. Oriente a discussão, enfatizando a importância do trabalho em equipe e da colaboração.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar palavras derivadas por acréscimo de sufixos e sua importância para a língua portuguesa;
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em equipe;
  • Desenvolver a capacidade de apresentar ideias e discutir em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e discussão em grupo;
  • Identificação correta dos sufixos presentes nas palavras relacionadas à nomofobia;
  • Criação de novas palavras adicionando sufixos diferentes aos termos originais;
  • Elaboração de um modelo de design sprint com cinco etapas;
  • Participação ativa na apresentação e discussão em grupo dos modelos de design sprint.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da nomofobia e revisar o conceito de sufixos;
  • Orientar a pesquisa e discussão em grupo;
  • Estimular a criação de novas palavras e a elaboração do modelo de design sprint;
  • Orientar a apresentação e discussão dos modelos de design sprint;
  • Avaliar a participação dos alunos em todas as etapas da aula.

Ações do aluno

  • Pesquisar e trazer exemplos de situações em que a nomofobia pode ocorrer;
  • Identificar os sufixos presentes nas palavras relacionadas à nomofobia;
  • Criar novas palavras adicionando sufixos diferentes aos termos originais;
  • Elaborar um modelo de design sprint com cinco etapas;
  • Apresentar e discutir em grupo os modelos de design sprint.