Aula sobre Nomofobia Sufixos

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Professor, explique aos alunos que a nomofobia é um termo que se refere ao medo irracional de ficar sem o celular ou sem conexão com a internet. Este assunto é muito relevante atualmente, já que muitas pessoas dependem dos seus dispositivos móveis para trabalhar, estudar e se comunicar. Na aula sobre nomofobia, os alunos vão aprender sobre os sufixos, que são partes que se adicionam ao final de palavras para modificar seu sentido. Eles vão entender como as palavras, estruturalmente semelhantes à palavra "nomofobia" são formadas, e como podem ser utilizadas em diferentes contextos. O objetivo desta aula é desenvolver a habilidade dos estudantes em identificar e analisar a função do uso dessas palavras.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Professor, explique aos alunos que a nomofobia é um termo que se refere ao medo irracional de ficar sem o celular ou sem conexão com a internet. Este assunto é muito relevante atualmente, já que muitas pessoas dependem dos seus dispositivos móveis para trabalhar, estudar e se comunicar. Na aula sobre nomofobia, os alunos vão aprender sobre os sufixos, que são partes que se adicionam ao final de palavras para modificar seu sentido. Eles vão entender como as palavras, estruturalmente semelhantes à palavra "nomofobia" são formadas, e como podem ser utilizadas em diferentes contextos. O objetivo desta aula é desenvolver a habilidade dos estudantes em identificar e analisar a função do uso dessas palavras.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Inicie a aula perguntando aos alunos se eles já ouviram falar de nomofobia e se sabem o que significa. Em seguida, explique brevemente o conceito de nomofobia e apresente exemplos de situações em que as pessoas podem sentir esse medo, como em uma viagem sem sinal de celular ou em uma aula sem internet.

  3. Etapa 3 - Mapa de empatia

    Explique aos alunos o que é um mapa de empatia e como ele pode ser usado para entender as necessidades e desejos de uma pessoa. Em seguida, divida os alunos em grupos e peça para eles criarem um mapa de empatia de alguém que sofre de nomofobia. Eles devem preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  4. Etapa 4 - Formação de palavras

    Explique aos alunos o que são sufixos e como eles podem ser utilizados para formar novas palavras. Em seguida, apresente uma lista de palavras relacionadas à nomofobia, previamente selecionadas, como "telefonia", "internet" e "conexão". Os alunos devem identificar o sufixo presente em cada palavra e formar outras palavras adicionando o mesmo sufixo.

  5. Etapa 5 - Criação

    Em grupos, solicite que os alunos criem frases utilizando as palavras formadas na etapa anterior. As frases devem ser relacionadas ao tema da nomofobia e devem demonstrar o entendimento deles sobre o uso dos sufixos.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Os grupos compartilharão suas frases e discutirão como as palavras formadas a partir dos sufixos podem ser utilizadas em diferentes contextos. Você pode apresentar exemplos de uso dessas palavras em textos jornalísticos, literários ou acadêmicos.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Pergunte aos alunos o que eles aprenderam sobre a nomofobia e sobre o uso dos sufixos. Convide os alunos a refletirem sobre como esse conhecimento pode ser aplicado em sua vida cotidiana.

  8. Etapa 8 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando o aprendizado dos alunos e incentivando-os a continuar explorando novas palavras e conceitos relacionados à língua portuguesa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita;
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração;
  • Promover a reflexão crítica sobre o uso da tecnologia e dos dispositivos móveis;
  • Desenvolver a habilidade de identificar palavras formadas por sufixos na língua portuguesa.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo;
  • Habilidade em identificar sufixos e formar novas palavras;
  • Criatividade na criação de frases relacionadas ao tema da nomofobia;
  • Reflexão crítica sobre o uso dos dispositivos móveis.

Ações do professor

  • Explicar claramente os conceitos e atividades propostas;
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades em grupo;
  • Fornecer feedbacks construtivos sobre o desempenho dos alunos;
  • Estimular a reflexão crítica sobre o uso da tecnologia e dos dispositivos móveis.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo;
  • Identificar sufixos e formar novas palavras;
  • Criar frases criativas relacionadas ao tema da nomofobia;
  • Refletir criticamente sobre o uso dos dispositivos móveis e a nomofobia.