Aula sobre Nomofobia Sufixos

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Professor, explique aos alunos que a nomofobia é um termo utilizado para descrever o medo ou a ansiedade que as pessoas sentem quando estão longe do celular ou de outros dispositivos móveis. Com a popularização dos smartphones, a nomofobia tem se tornado cada vez mais comum entre as pessoas de todas as idades, especialmente entre os jovens. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os sufixos utilizados para formar palavras relacionadas à nomofobia, como "nomofóbico". Eles utilizarão a metodologia Modelo de Debate Crítico (MDC), no qual irão criar um modelo de juri para discutir o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Professor, explique aos alunos que a nomofobia é um termo utilizado para descrever o medo ou a ansiedade que as pessoas sentem quando estão longe do celular ou de outros dispositivos móveis. Com a popularização dos smartphones, a nomofobia tem se tornado cada vez mais comum entre as pessoas de todas as idades, especialmente entre os jovens. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os sufixos utilizados para formar palavras relacionadas à nomofobia, como "nomofóbico". Eles utilizarão a metodologia Modelo de Debate Crítico (MDC), no qual irão criar um modelo de juri para discutir o tema e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que é nomofobia e como ela pode afetar a vida das pessoas. É importante que os alunos entendam que a nomofobia é um problema real e que pode ter consequências negativas para a saúde mental e física.

  3. Etapa 3 - Formação dos grupos

    Divida os alunos em 3 grupos: banca julgadora, grupo defensor e grupo opositor. Explique o papel de cada grupo e como eles serão avaliados.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Cada grupo deve realizar uma pesquisa sobre um aspecto da nomofobia, como suas causas, sintomas, tratamento e consequências. Forneça recursos para a pesquisa, como livros, artigos e sites confiáveis.

  5. Etapa 5 - Preparação

    Com base na pesquisa realizada, os grupos defensor e opositor devem preparar seus argumentos para o debate. O grupo defensor deve argumentar a favor da nomofobia, enquanto o grupo opositor deve argumentar contra.

  6. Etapa 6 - Debate

    O debate deve ser moderado por você e avaliado pela banca julgadora. Cada grupo terá 5 minutos para apresentar seus argumentos, seguidos de 3 minutos para réplica e tréplica. O debate será encerrado com uma conclusão da banca julgadora.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Conduza uma reflexão sobre o debate e as opiniões apresentadas pelos alunos. É importante que os alunos entendam que existem diferentes pontos de vista sobre a nomofobia e que é possível discutir o assunto de maneira respeitosa e construtiva.

  8. Etapa 8 - Atividade complementar (opcional)

    Para complementar a aula, você pode propor uma atividade escrita em que os alunos devem criar uma palavra relacionado à nomofobia e derivada com um sufixo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar palavras derivadas por acréscimo de sufixos e sua importância na língua portuguesa.
  • Promover o debate crítico como metodologia ativa de ensino.
  • Estimular a pesquisa e a reflexão crítica sobre temas relevantes para a sociedade.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate;
  • Coerência e clareza dos argumentos apresentados;
  • Respeito às opiniões dos colegas;
  • Qualidade da pesquisa realizada;
  • Criatividade na criação de palavras derivadas.

Ações do professor

  • Explicar de maneira clara e objetiva o tema a ser discutido;
  • Orientar os alunos na pesquisa e na preparação dos argumentos;
  • Moderar o debate de forma imparcial e respeitosa;
  • Estimular a reflexão crítica sobre o tema;
  • Propor atividades complementares para aprofundar o conhecimento dos alunos.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa de forma responsável e criteriosa;
  • Preparar argumentos claros e coerentes;
  • Participar ativamente do debate;
  • Respeitar as opiniões dos colegas;
  • Refletir criticamente sobre o tema discutido.