Aula sobre Nomofobia Sufixos

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Professor, explique aos alunos que a nomofobia é um termo que se refere ao medo excessivo de ficar sem o celular ou outras tecnologias móveis. É um problema cada vez mais comum na sociedade atual, principalmente entre os jovens. Nesta aula, eles irão aprender sobre os sufixos, que são elementos que se adicionam ao final das palavras para formar novos termos. Com base nisso, os estudantes vão aprender a formar palavras relacionadas à nomofobia, como "nomofóbico". Para isso, utilizarão a metodologia ativa de Rotação por estações, em que cada grupo realizará uma atividade diferente relacionada ao tema.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Professor, explique aos alunos que a nomofobia é um termo que se refere ao medo excessivo de ficar sem o celular ou outras tecnologias móveis. É um problema cada vez mais comum na sociedade atual, principalmente entre os jovens. Nesta aula, eles irão aprender sobre os sufixos, que são elementos que se adicionam ao final das palavras para formar novos termos. Com base nisso, os estudantes vão aprender a formar palavras relacionadas à nomofobia, como "nomofóbico". Para isso, utilizarão a metodologia ativa de Rotação por estações, em que cada grupo realizará uma atividade diferente relacionada ao tema.

  2. Etapa 2 - Introdução

    O professor irá apresentar o tema da aula, explicando o que é a nomofobia e como ela está presente em nosso cotidiano. Em seguida, irá introduzir os sufixos, mostrando exemplos de palavras que podem ser formadas a partir deles.

  3. Etapa 3 - Rotação por estações

    Estação 1 - Jogo das palavras:

    Os alunos irão participar de um jogo de cartas, previamente criado, em que terão que formar palavras relacionadas ao tema da aula utilizando os sufixos aprendidos. Cada carta terá um sufixo diferente e os alunos deverão montar as palavras a partir da combinação entre as cartas.

    Estação 2 - Caça-palavras:

    Nesta estação, os alunos terão que encontrar as palavras relacionadas ao tema da aula em um caça-palavras, previamente criado. A ideia é que eles identifiquem as palavras formadas a partir dos sufixos aprendidos.

    Estação 3 - Criação de palavras:

    Na terceira estação, os alunos irão criar palavras relacionadas ao tema da aula utilizando os sufixos aprendidos. Eles terão que justificar o porquê escolheram determinado sufixo e explicar o significado da palavra criada.


  4. Etapa 4 - Sistematização

    Ao final da aula, reúna a turma para realizar uma síntese dos aprendizados obtidos em cada estação. Destaque a importância dos sufixos para a formação de novas palavras e como isso pode ser útil para a compreensão de termos relacionados à nomofobia.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e analisar palavras formadas por acréscimos de sufixos e sua importância na língua portuguesa;
  • Estimular a criatividade e a capacidade de associação dos alunos na criação de palavras;
  • Proporcionar uma experiência de aprendizado mais dinâmica e participativa.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos sufixos nas palavras formadas pelos alunos;
  • Clareza na justificativa para a escolha do sufixo na criação de novas palavras;
  • Participação ativa e colaborativa nas atividades propostas.

Ações do professor

  • Planejar e preparar as atividades para cada estação;
  • Promover a participação ativa dos alunos em todas as atividades;
  • Realizar a síntese dos aprendizados obtidos em cada estação e destacar a importância dos sufixos para a formação de novas palavras.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas em cada estação;
  • Identificar corretamente os sufixos nas palavras formadas;
  • Criar novas palavras relacionadas ao tema da aula utilizando os sufixos aprendidos.