Aula sobre Nomofobia Sufixos

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Professor, explique aos alunos que a nomofobia é um termo que se refere ao medo de ficar sem o celular ou sem acesso à internet. Esse fenômeno tem se tornado cada vez mais comum entre as pessoas, principalmente os jovens. Nesta aula, eles irão trabalhar com a análise do sufixo que compõe essa palavra, a fim de desenvolver neles a habilidade de identificar palavras derivadas por acréscimo de sufixos. Para isso, os estudantes utilizarão a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual criarão um template de Dinâmica dos 3 Q’s, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação dos alunos sobre a atividade.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Professor, explique aos alunos que a nomofobia é um termo que se refere ao medo de ficar sem o celular ou sem acesso à internet. Esse fenômeno tem se tornado cada vez mais comum entre as pessoas, principalmente os jovens. Nesta aula, eles irão trabalhar com a análise do sufixo que compõe essa palavra, a fim de desenvolver neles a habilidade de identificar palavras derivadas por acréscimo de sufixos. Para isso, os estudantes utilizarão a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual criarão um template de Dinâmica dos 3 Q’s, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação dos alunos sobre a atividade.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema e sua importância para a sociedade atual. Discutida exemplos de nomofobia, previamente selecionados por você, e como ela pode afetar negativamente a vida das pessoas.

  3. Etapa 3 - Discussão

    Divida os alunos em grupos e peça que eles discutam sobre a nomofobia, levantando mais exemplos e debatendo sobre a problemática. Cada grupo deverá apresentar suas conclusões para toda a turma.

  4. Etapa 4 - Análise

    Apresente a palavra "nomofobia" e seu sufixo (-fobia), explicando o significado dele. Em seguida, os alunos deverão analisar outras palavras que contenham esse sufixo, a fim de entender melhor seu uso e significado.

  5. Etapa 5 - Elaboração

    Peça que os alunos criem um template de Dinâmica dos 3 Q’s, com os campos “Que bom”, “Que pena”, “Que tal?”, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade. Cada grupo deverá criar o seu próprio template.

  6. Etapa 6 - Aplicação

    Os alunos deverão utilizar o template criado para avaliar a atividade e o desempenho de seus colegas. Cada grupo apresentará suas avaliações para a turma.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula e dos principais pontos discutidos, incentivando os alunos a refletirem sobre a importância da análise do uso dos sufixos para a compreensão das palavras.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar palavras derivadas por acréscimo de sufixos;
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos;
  • Desenvolver a capacidade de avaliação crítica e reflexiva dos estudantes;
  • Fomentar o interesse dos alunos pelo tema e sua importância para a sociedade.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo;
  • Elaboração de um template de Dinâmica dos 3 Q’s adequado e completo;
  • Utilização correta do template para avaliação da atividade e dos colegas;
  • Demonstração de compreensão dos sufixos analisados.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e sua importância;
  • Orientar os alunos na análise dos sufixos;
  • Estimular a colaboração entre os grupos;
  • Incentivar a reflexão crítica dos estudantes;
  • Fazer uma síntese da aula e dos principais pontos discutidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo;
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Q’s adequado e completo;
  • Utilizar corretamente o template para avaliação da atividade e dos colegas;
  • Analisar corretamente os sufixos das palavras apresentadas;
  • Refletir sobre a importância da análise dos sufixos para a compreensão das palavras.