Aula sobre Nomofobia Sufixos
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Professor, explique aos alunos que a nomofobia é um termo que se refere ao medo de ficar sem o celular ou sem acesso à internet. Esse fenômeno tem se tornado cada vez mais comum entre as pessoas, principalmente os jovens. Nesta aula, eles irão trabalhar com a análise do sufixo que compõe essa palavra, a fim de desenvolver neles a habilidade de identificar palavras derivadas por acréscimo de sufixos. Para isso, os estudantes utilizarão a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual criarão um template de Dinâmica dos 3 Q’s, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação dos alunos sobre a atividade.
Etapa 1 - Contextualização
Professor, explique aos alunos que a nomofobia é um termo que se refere ao medo de ficar sem o celular ou sem acesso à internet. Esse fenômeno tem se tornado cada vez mais comum entre as pessoas, principalmente os jovens. Nesta aula, eles irão trabalhar com a análise do sufixo que compõe essa palavra, a fim de desenvolver neles a habilidade de identificar palavras derivadas por acréscimo de sufixos. Para isso, os estudantes utilizarão a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual criarão um template de Dinâmica dos 3 Q’s, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação dos alunos sobre a atividade.Etapa 2 - Introdução
Apresente o tema e sua importância para a sociedade atual. Discutida exemplos de nomofobia, previamente selecionados por você, e como ela pode afetar negativamente a vida das pessoas.Etapa 3 - Discussão
Divida os alunos em grupos e peça que eles discutam sobre a nomofobia, levantando mais exemplos e debatendo sobre a problemática. Cada grupo deverá apresentar suas conclusões para toda a turma.Etapa 4 - Análise
Apresente a palavra "nomofobia" e seu sufixo (-fobia), explicando o significado dele. Em seguida, os alunos deverão analisar outras palavras que contenham esse sufixo, a fim de entender melhor seu uso e significado.Etapa 5 - Elaboração
Peça que os alunos criem um template de Dinâmica dos 3 Q’s, com os campos “Que bom”, “Que pena”, “Que tal?”, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade. Cada grupo deverá criar o seu próprio template.Etapa 6 - Aplicação
Os alunos deverão utilizar o template criado para avaliar a atividade e o desempenho de seus colegas. Cada grupo apresentará suas avaliações para a turma.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma síntese da aula e dos principais pontos discutidos, incentivando os alunos a refletirem sobre a importância da análise do uso dos sufixos para a compreensão das palavras.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar palavras derivadas por acréscimo de sufixos;
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos;
- Desenvolver a capacidade de avaliação crítica e reflexiva dos estudantes;
- Fomentar o interesse dos alunos pelo tema e sua importância para a sociedade.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na discussão em grupo;
- Elaboração de um template de Dinâmica dos 3 Q’s adequado e completo;
- Utilização correta do template para avaliação da atividade e dos colegas;
- Demonstração de compreensão dos sufixos analisados.
Ações do professor
- Apresentar o tema e sua importância;
- Orientar os alunos na análise dos sufixos;
- Estimular a colaboração entre os grupos;
- Incentivar a reflexão crítica dos estudantes;
- Fazer uma síntese da aula e dos principais pontos discutidos.
Ações do aluno
- Participar ativamente da discussão em grupo;
- Criar um template de Dinâmica dos 3 Q’s adequado e completo;
- Utilizar corretamente o template para avaliação da atividade e dos colegas;
- Analisar corretamente os sufixos das palavras apresentadas;
- Refletir sobre a importância da análise dos sufixos para a compreensão das palavras.