Aula sobre Norma Padrao E Variante Linguistica

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A norma padrão da língua portuguesa é essencial para a comunicação. No entanto, a variação linguística é uma realidade presente em nossa sociedade, e é importante que os alunos entendam que diferentes contextos e situações exigem diferentes formas de se comunicar. Nesta aula, os alunos irão desenvolver um diário de bordo para explorar o tema, identificando problemas relacionados ao uso da norma padrão e propondo alternativas para solucioná-los.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema e explicando a importância da norma padrão na comunicação efetiva. Em seguida, apresente exemplos de situações em que a norma padrão é utilizada, como textos formais ou entrevistas de emprego. Divida os alunos em grupos e peça que criem um diário de bordo contendo os campos “Problema”, “Geração de Alternativas” e “Solução”. O diário de bordo pode ser desenvolvido em formato digital.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos e definição do problema

    Os grupos devem definir um problema relacionado à utilização da norma padrão. Você pode sugerir alguns problemas comuns, como a dificuldade em identificar erros gramaticais em textos ou a falta de clareza na comunicação oral.

  3. Etapa 3 - Geração de alternativas

    Os grupos devem gerar alternativas para solucionar o problema identificado. Incentive os alunos a buscarem informações em fontes confiáveis para embasar suas propostas.

  4. Etapa 4 - Solução

    Com base nas alternativas geradas na etapa anterior, os grupos devem chegar a uma solução para o problema identificado. Todas as etapas devem ser descritas no diário de bordo.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos diários de bordo

    Cada grupo apresenta seu diário de bordo para a turma, explicando o problema identificado, as alternativas geradas e a solução proposta. Incentive a participação da turma fazendo perguntas e promovendo o debate.

  6. Etapa 6 - Discussão e reflexão sobre o tema

    Encerre a aula promovendo uma discussão e reflexão sobre o tema, enfatizando a importância de se adaptar à situação comunicativa e respeitar as diferentes formas de falar e escrever.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar problemas relacionados à utilização da norma padrão.
  • Incentivar a busca por informações em fontes confiáveis para embasar propostas.
  • Promover o debate e a reflexão sobre a importância da norma padrão e da variação linguística na comunicação.

Critérios de avaliação

  • Identificação clara do problema relacionado à utilização da norma padrão.
  • Geração de alternativas embasadas em informações confiáveis.
  • Solução coerente e efetiva para o problema identificado.
  • Qualidade e organização do diário de bordo desenvolvido em grupo.
  • Participação ativa na apresentação e discussão dos diários de bordo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância da norma padrão na comunicação efetiva.
  • Incentivar a formação de grupos e a definição de um problema relacionado à utilização da norma padrão.
  • Orientar os alunos na geração de alternativas e na elaboração do diário de bordo.
  • Promover a apresentação dos diários de bordo e a discussão sobre o tema.
  • Avaliar o desempenho dos alunos de acordo com os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Identificar um problema relacionado à utilização da norma padrão em conjunto com o grupo.
  • Buscar informações em fontes confiáveis para embasar as propostas de solução.
  • Elaborar um diário de bordo em grupo.
  • Apresentar o diário de bordo para a turma e participar ativamente da discussão e debate sobre o tema.