Aula sobre Norma Padrao E Variante Linguistica

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O tema "Norma padrão e variante linguística" é fundamental para os estudantes compreenderem a importância do uso da língua em diferentes situações. É importante que os alunos entendam que a norma padrão é utilizada em situações formais, enquanto as variantes linguísticas são usadas em situações informais, como em conversas entre amigos e familiares. Neste material, a Aprendizagem Entre Pares será usada para que os alunos criem um mapa conceitual sobre o tema, aprofundando seus conhecimentos sobre o assunto.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que são norma padrão e variantes linguísticas, mostrando exemplos de situações em que cada uma é utilizada. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos. Cada grupo receberá uma folha sulfite e canetas coloridas para criar o mapa conceitual.

  3. Etapa 3 - Ideia central

    Cada grupo escolherá uma ideia central sobre o tema e a escreverá no centro da folha sulfite. Exemplo de ideia central: "Importância da norma padrão na sociedade".

  4. Etapa 4 - Sub-ideias

    Cada grupo deverá criar 8 sub-ideias relacionadas com o tema e escrevê-las ao redor da ideia central. Essas sub-ideias devem ser organizadas em 2 níveis de profundidade, para que sejam trabalhadas com mais detalhes. Exemplo de sub-ideia: "Variação linguística regional".

  5. Etapa 5 - Aprofundamento

    Os alunos devem aprofundar o conhecimento sobre cada sub-ideia, criando novas conexões com outras sub-ideias e explicando cada uma com mais detalhes. Circule pela sala para auxiliar os alunos na construção do mapa conceitual.

  6. Etapa 6 - Socialização

    Cada grupo apresentará seu mapa conceitual para a turma, explicando cada sub-ideia e como ela se relaciona com a ideia central. Os alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre cada apresentação.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre o tema, destacando a importância da norma padrão na comunicação e como o conhecimento sobre as variantes linguísticas pode ser útil em diferentes situações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver o entendimento da norma padrão e das variantes linguísticas;
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na construção do mapa conceitual;
  • Promover a reflexão sobre a importância do uso correto da língua portuguesa em diferentes situações e contextos.

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos na construção do mapa conceitual e na socialização das ideias;
  • Qualidade das sub-ideias e aprofundamento do conhecimento sobre o tema;
  • Clareza na apresentação e organização do mapa conceitual.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara o tema da aula;
  • Auxiliar os alunos na construção do mapa conceitual;
  • Promover a socialização das ideias e estimular a participação dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da construção do mapa conceitual;
  • Aprofundar o conhecimento sobre cada sub-ideia;
  • Socializar as ideias e comentar sobre as apresentações dos outros grupos.