Aula sobre Norma Padrao E Variante Linguistica

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A norma padrão da língua portuguesa é utilizada em diferentes situações sociais, como no mercado de trabalho e em documentos oficiais. No entanto, existem também as variantes linguísticas, que são diferentes formas de expressar a língua de acordo com região, cultura e situação social. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a norma padrão e as variantes linguísticas e criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal?”, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação sobre a atividade.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema para os alunos, explicando a diferença entre norma padrão e variantes linguísticas. Em seguida, peça para que os alunos compartilhem suas opiniões e experiências sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Criação do template dos 3 Qs

    Os alunos deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal?”.

  3. Etapa 3 - Identificação das variantes linguísticas

    Os alunos irão trabalhar em grupos e pesquisar sobre as variantes linguísticas de diferentes regiões do Brasil. Eles deverão elaborar um texto curto sobre as características das variantes encontradas.

  4. Etapa 4 - Produção textual

    Os alunos irão produzir um texto utilizando a norma padrão da língua portuguesa. Eles deverão usar as informações pesquisadas sobre as variantes linguísticas para elaborar um texto que compare a norma padrão com uma das variantes.

  5. Etapa 5 - Socialização e análise dos textos

    Os alunos irão compartilhar seus textos com a turma. Em seguida, irão discutir as diferenças entre as produções e refletir sobre a importância da norma padrão.

  6. Etapa 6 - Elaboração de uma cartilha

    Os alunos irão elaborar uma cartilha com orientações sobre o uso correto da norma padrão da língua portuguesa. Eles deverão pensar em exemplos práticos e didáticos para ilustrar as orientações.

  7. Etapa 7 - Encerramento e avaliação da atividade

    Encerre a atividade e peça para que os alunos avaliem a aula utilizando o template dos 3 Qs.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de escrever textos corretamente de acordo com a norma padrão;
  • Estimular a capacidade de pesquisa e análise crítica sobre as variantes linguísticas;
  • Promover a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos na elaboração da cartilha.

Critérios de avaliação

  • Uso correto da norma padrão da língua portuguesa no texto produzido pelos alunos;
  • Participação e engajamento dos alunos na pesquisa sobre as variantes linguísticas;
  • Criatividade e efetividade na elaboração da cartilha.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva;
  • Orientar e acompanhar os alunos durante as etapas da atividade;
  • Estimular a participação e a cooperação dos alunos na realização da tarefa.

Ações do aluno

  • Pesquisar e analisar as variantes linguísticas de diferentes regiões do Brasil;
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs;
  • Produzir um texto comparando a norma padrão com uma das variantes linguísticas.