Aula sobre Norma Padrao E Variante Linguistica
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A norma padrão é um conjunto de regras gramaticais da linguagem formal utilizada em documentos oficiais, livros, jornais e outros meios de comunicação. No entanto, a língua portuguesa é rica em variantes linguísticas, ou seja, diferentes formas de linguagem que variam de acordo com região, classe social e situação comunicativa. É importante que os estudantes compreendam a importância da norma padrão e valorizem as variantes linguísticas, que não são inferiores. Neste material, utilizaremos a Gamificação para que os alunos criem um jogo de tabuleiro sobre norma padrão e variantes linguísticas. Assim, eles terão a oportunidade de aprender de forma lúdica e desenvolver habilidades de escrita, leitura e interpretação.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema da aula e peça para que os alunos compartilhem situações em que já perceberam a presença de variantes linguísticas. Como exemplo, você pode apresentar um texto formal e outro informal para que os alunos possam comparar as diferenças entre eles.Etapa 2 - Apresentação da metodologia
Explique a metodologia Gamificação e como ela será aplicada na aula. Solicite aos alunos que criem um jogo de tabuleiro sobre norma padrão e variantes linguísticas. Apresente exemplos de jogos de tabuleiro para que os alunos possam ter uma ideia de como será o resultado final.Etapa 3 - Divisão de grupos
Divida a turma em grupos de até cinco alunos. Cada grupo será responsável por criar seu próprio jogo de tabuleiro.Etapa 4 - Criação do jogo de tabuleiro
Os grupos devem criar um tabuleiro com 51 casas com perguntas e ações que abordem o tema. Circule pela sala de aula auxiliando os grupos e tirando dúvidas.Etapa 5 - Apresentação dos jogos
Cada grupo deve apresentar seu jogo de tabuleiro para a turma e explicar as regras. Os jogos devem ser testados pelos demais alunos.Etapa 6 - Discussão
Promova uma discussão sobre a norma padrão e as variantes linguísticas, destacando a importância de cada uma delas e como elas se relacionam entre si. Os alunos devem participar ativamente da discussão compartilhando suas opiniões e dúvidas.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a aula reforçando a importância de conhecer a norma padrão e valorizar as variantes linguísticas. Agradeça aos alunos pela participação e pelo empenho na criação dos jogos de tabuleiro e na discussão.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de escrever textos de acordo com a norma padrão;
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos;
- Promover a integração e a colaboração entre os alunos;
- Valorizar as variantes linguísticas e combater preconceitos linguísticos;
- Desenvolver habilidades de leitura e interpretação.
Critérios de avaliação
- Criatividade na formulação do jogo de tabuleiro;
- Relevância das perguntas e ações abordadas no jogo;
- Clareza nas regras do jogo;
- Participação e colaboração em grupo;
- Conhecimento sobre a norma padrão e as variantes linguísticas.
Ações do professor
- Explicar a Gamificação e sua aplicação;
- Auxiliar os grupos na criação dos jogos de tabuleiro;
- Estimular a participação e a colaboração em grupo;
- Promover a discussão sobre norma padrão e variantes linguísticas;
- Avaliar os jogos de tabuleiro criados pelos grupos.
Ações do aluno
- Participar ativamente da criação do jogo de tabuleiro em grupo;
- Cumprir as regras do jogo e respeitar as regras de convivência em grupo;
- Demonstrar conhecimento sobre norma padrão e variantes linguísticas;
- Participar da discussão sobre o tema.