Aula sobre Norma Padrao E Variante Linguistica

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A norma padrão é um conjunto de regras gramaticais da linguagem formal utilizada em documentos oficiais, livros, jornais e outros meios de comunicação. No entanto, a língua portuguesa é rica em variantes linguísticas, ou seja, diferentes formas de linguagem que variam de acordo com região, classe social e situação comunicativa. É importante que os estudantes compreendam a importância da norma padrão e valorizem as variantes linguísticas, que não são inferiores. Neste material, utilizaremos a Gamificação para que os alunos criem um jogo de tabuleiro sobre norma padrão e variantes linguísticas. Assim, eles terão a oportunidade de aprender de forma lúdica e desenvolver habilidades de escrita, leitura e interpretação.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e peça para que os alunos compartilhem situações em que já perceberam a presença de variantes linguísticas. Como exemplo, você pode apresentar um texto formal e outro informal para que os alunos possam comparar as diferenças entre eles.

  2. Etapa 2 - Apresentação da metodologia

    Explique a metodologia Gamificação e como ela será aplicada na aula. Solicite aos alunos que criem um jogo de tabuleiro sobre norma padrão e variantes linguísticas. Apresente exemplos de jogos de tabuleiro para que os alunos possam ter uma ideia de como será o resultado final.

  3. Etapa 3 - Divisão de grupos

    Divida a turma em grupos de até cinco alunos. Cada grupo será responsável por criar seu próprio jogo de tabuleiro.

  4. Etapa 4 - Criação do jogo de tabuleiro

    Os grupos devem criar um tabuleiro com 51 casas com perguntas e ações que abordem o tema. Circule pela sala de aula auxiliando os grupos e tirando dúvidas.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo deve apresentar seu jogo de tabuleiro para a turma e explicar as regras. Os jogos devem ser testados pelos demais alunos.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Promova uma discussão sobre a norma padrão e as variantes linguísticas, destacando a importância de cada uma delas e como elas se relacionam entre si. Os alunos devem participar ativamente da discussão compartilhando suas opiniões e dúvidas.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando a importância de conhecer a norma padrão e valorizar as variantes linguísticas. Agradeça aos alunos pela participação e pelo empenho na criação dos jogos de tabuleiro e na discussão.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de escrever textos de acordo com a norma padrão;
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos;
  • Promover a integração e a colaboração entre os alunos;
  • Valorizar as variantes linguísticas e combater preconceitos linguísticos;
  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na formulação do jogo de tabuleiro;
  • Relevância das perguntas e ações abordadas no jogo;
  • Clareza nas regras do jogo;
  • Participação e colaboração em grupo;
  • Conhecimento sobre a norma padrão e as variantes linguísticas.

Ações do professor

  • Explicar a Gamificação e sua aplicação;
  • Auxiliar os grupos na criação dos jogos de tabuleiro;
  • Estimular a participação e a colaboração em grupo;
  • Promover a discussão sobre norma padrão e variantes linguísticas;
  • Avaliar os jogos de tabuleiro criados pelos grupos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do jogo de tabuleiro em grupo;
  • Cumprir as regras do jogo e respeitar as regras de convivência em grupo;
  • Demonstrar conhecimento sobre norma padrão e variantes linguísticas;
  • Participar da discussão sobre o tema.