Aula sobre Norma Padrao E Variante Linguistica

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A língua portuguesa é muito complexa e possui diversas regras, exceções e variações. Existem diferentes formas de se expressar em português, e a norma padrão, geralmente utilizada em contextos formais, é apenas uma delas. Neste material trabalharemos com o Modelo de Debate Crítico (MDC) para fomentar a discussão crítica e reflexiva sobre norma padrão e variante linguística a partir da criação de um template de avaliação por rubrica.

  1. Etapa 1 - Aquecimento

    Inicie a aula perguntando aos estudantes o que eles entendem por norma padrão e variante linguística. Anote as respostas na lousa e faça uma breve discussão sobre o tema, ressaltando a importância de conhecer a norma padrão para se comunicar em contextos formais.

  2. Etapa 2 - Apresentação do MDC

    Explique aos estudantes o que é o Modelo de Debate Crítico (MDC) e como ele será aplicado na aula. Mostre exemplos de rubricas de avaliação e explique cada um dos critérios.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação

    Divida a turma em grupos de 5 a 6 alunos. Cada grupo deve criar um template de avaliação por rubrica contendo os critérios “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para avaliar o tema e seus subtópicos, que podem ser: variações regionais, gírias, expressões populares, neologismos, entre outros.

  4. Etapa 4 - Debate

    Inicie o debate a partir de um dos temas escolhidos pelos grupos. Cada aluno terá um tempo determinado para se posicionar e argumentar a favor ou contra o tema, utilizando a norma padrão. Após cada aluno se posicionar, os demais alunos poderão fazer perguntas e/ou comentários. O debate deve ser conduzido de forma crítica e respeitosa.

  5. Etapa 5 - Avaliação

    Ao final do debate, os alunos devem avaliar seus colegas de acordo com o template de avaliação criado pelos grupos. Os resultados devem ser compartilhados e discutidos com a turma.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Encerre a aula com uma reflexão sobre a importância de conhecer a norma padrão e as variações linguísticas. Pergunte aos alunos sobre suas aprendizagens e como podem aplicá-las em suas vidas cotidianas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver o entendimento dos alunos sobre a norma padrão;
  • Estimular a reflexão crítica sobre a norma padrão e as variações linguísticas;
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em avaliar por meio de rubricas.

Critérios de avaliação

  • Utilização da norma padrão na argumentação;
  • Coerência e coesão textual;
  • Respeito às opiniões dos colegas;
  • Participação ativa no debate;
  • Criação de rubrica de avaliação coerente e justificada.

Ações do professor

  • Explicar claramente as etapas da aula e os objetivos da metodologia ativa MDC;
  • Estimular a participação de todos os alunos no debate;
  • Incentivar a reflexão crítica sobre o tema;
  • Acompanhar e orientar a criação das rubricas de avaliação;
  • Garantir o respeito às opiniões dos colegas durante o debate.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do aquecimento, da criação das rubricas de avaliação, do debate e da reflexão final;
  • Utilizar a norma padrão na argumentação;
  • Respeitar as opiniões dos colegas;
  • Criar uma rubrica de avaliação justificada e coerente;
  • Avaliar os colegas de acordo com o template de avaliação criado pelo grupo.