Aula sobre Notacao Musical E O Registro Sonoro

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A notação musical é uma forma de representar graficamente os sons musicais. Ela é utilizada para registrar as composições musicais, permitindo que elas sejam reproduzidas por outras pessoas. O registro sonoro, por sua vez, é a gravação dos sons produzidos pela música. Esses registros podem ser feitos de diversas formas, como, por exemplo, em discos de vinil, fitas cassete, CDs, arquivos digitais, entre outros.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e dos objetivos da atividade.

    Professor, apresente o tema "Notação Musical e o Registro Sonoro" e explique os objetivos da atividade.

  2. Etapa 2 - Divisão dos alunos em duplas.

    Organize os alunos em duplas.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual.

    Cada dupla deve criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais.

    Cada dupla deve apresentar seu mapa conceitual para a turma.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo.

    Proponha uma roda de conversa, em que a turma deve discutir os mapas conceituais apresentados, identificando semelhanças e diferenças entre eles.

  6. Etapa 6 - Avaliação.

    Avalie os mapas conceituais e a participação dos alunos na discussão em grupo.

  7. Etapa 7 - Reflexão final.

    Proponha que os alunos façam uma reflexão sobre o que aprenderam com a atividade e como podem aplicar esse conhecimento em sua vida, além de avaliarem seus colegas a partir do template de avaliação dos pares.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de explorar e analisar elementos constitutivos da música;
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo;
  • Desenvolver a capacidade de comunicação e argumentação.

Critérios de avaliação

  • Qualidade do mapa conceitual;
  • Participação na discussão em grupo;
  • Reflexão final sobre o tema.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da atividade;
  • Orientar os alunos na criação dos mapas conceituais;
  • Estimular a participação dos alunos na discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Criar o mapa conceitual em dupla;
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma;
  • Participar da discussão em grupo.