Aula sobre Notacao Musical E O Registro Sonoro

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A notação musical é uma forma de representar graficamente os sons produzidos pelos instrumentos musicais. É uma linguagem universal que permite a comunicação entre músicos de diferentes nacionalidades e culturas. O registro sonoro, por sua vez, é a gravação dos sons em um determinado momento, permitindo que sejam reproduzidos posteriormente. Nesta atividade, os alunos irão explorar esses conceitos por meio da metodologia ativa Design Thinking.

  1. Etapa 1 - Exploração dos conceitos

    Professor, apresente os conceitos de notação musical e registro sonoro, utilizando exemplos práticos e analógicos, como partituras impressas e gravações em fita cassete.

  2. Etapa 2 - Brainstorming

    Os alunos irão realizar um brainstorming em grupo para identificar possíveis problemas enfrentados pelos músicos na hora de utilizar a notação musical e o registro sonoro.

  3. Etapa 3 - Seleção de ideias

    Os alunos irão selecionar as ideias mais relevantes e interessantes para serem desenvolvidas.

  4. Etapa 4 - Prototipagem

    Os alunos irão criar protótipos de soluções para os problemas identificados, utilizando recursos analógicos, como papel, lápis, fita adesiva, entre outros.

  5. Etapa 5 - Testes

    Os alunos irão testar os protótipos criados e avaliar sua eficácia.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Os alunos irão apresentar suas soluções para a turma e discutir os resultados obtidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar e analisar elementos constitutivos da música;
  • Estimular a criatividade e a capacidade de solucionar problemas.;
  • Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo e de se comunicar de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas;
  • Qualidade dos protótipos criados;
  • Eficácia das soluções apresentadas;
  • Clareza e objetividade na apresentação.

Ações do professor

  • Apresentar os conceitos de notação musical e registro sonoro;
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia;
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas;
  • Avaliar os protótipos criados e as soluções apresentadas;
  • Proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para a realização das atividades.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia;
  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Identificar problemas relacionados à notação musical e registro sonoro;
  • Criar protótipos de soluções para os problemas identificados;
  • Testar e avaliar os protótipos criados;