Aula sobre Notacao Musical E O Registro Sonoro

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A notação musical é a forma como os músicos representam graficamente as notas musicais. É uma linguagem universal que permite a comunicação entre músicos de diferentes países e culturas. O registro sonoro, por sua vez, é o processo de gravação de sons, que pode ser feito por meio de equipamentos eletrônicos ou por meio de notação musical. Nesta aula, os alunos serão convidados a explorar esses conceitos por meio da metodologia ativa Ensino Híbrido. Eles criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out, para desenvolver o tema e seus subtópicos. A aula será mais envolvente e didática, pois os alunos terão a oportunidade de aprender de forma mais interativa e autônoma.

  1. Etapa 1 - Introdução (20 min)

    Apresente o tema e seus objetivos, contextualizando-o com exemplos práticos e didáticos. Em seguida, os alunos farão uma breve reflexão individual sobre o que já sabem sobre notação musical e registro sonoro.

  2. Etapa 2 - Exploração (40 min)

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão pesquisar sobre a história da notação musical e do registro sonoro, bem como as diferentes formas de representação gráfica de notas musicais. Eles poderão utilizar recursos tecnológicos, como games e plataformas digitais, para auxiliar na pesquisa. Sugerimos que esta etapa seja realizada fora de sala de aula, a fim de colocar em prática a parte híbrida do ensino.

  3. Etapa 3 - Criação (60 min)

    Com base nas informações pesquisadas, os alunos criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out. O objetivo é que eles possam registrar o que já sabem e o que aprenderam durante a aula.

  4. Etapa 4 - Apresentação (30 min)

    Cada grupo apresentará seu template para a turma, explicando como ele funciona e como foi criado. Os alunos poderão fazer perguntas e tirar dúvidas.

  5. Etapa 5 - Aplicação (60 min)

    Os alunos aplicarão o que aprenderam, criando uma pequena composição musical utilizando a notação musical e o registro sonoro. Eles poderão utilizar instrumentos musicais ou softwares de edição de áudio para realizar a atividade.

  6. Etapa 6 - Reflexão (20 min)

    Os alunos farão uma reflexão individual sobre o que aprenderam durante a aula e sobre como o template de registro de aprendizagem os ajudou a acompanhar seu próprio processo de aprendizagem.

  7. Etapa 7 - Encerramento (10 min)

    Faça um breve resumo da aula e reforçará os objetivos alcançados pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar e analisar elementos constitutivos da música.
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos.
  • Incentivar a autonomia e a responsabilidade dos alunos em relação ao próprio processo de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a aula.
  • Qualidade do template de registro de aprendizagem criado pelos alunos.
  • Qualidade da composição musical criada pelos alunos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e seus objetivos de forma clara e didática.
  • Acompanhar e orientar os alunos durante a pesquisa e a criação do template de registro de aprendizagem.
  • Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos durante a criação da composição musical.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula, realizando as atividades propostas.
  • Pesquisar sobre a história da notação musical e do registro sonoro.
  • Criar um template de registro de aprendizagem e uma composição musical utilizando a notação musical e o registro sonoro.