Aula sobre Notacao Musical E O Registro Sonoro

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A música é uma das formas de arte mais presentes no cotidiano das pessoas, seja em momentos de lazer, festas, celebrações ou até mesmo em trilhas sonoras de filmes e séries. Nesta aula, vamos explorar a notação musical e o registro sonoro, que são formas de representar a música por meio de símbolos e gráficos. Vamos entender como essas ferramentas são importantes para a criação, execução e apreciação da música. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão participar de atividades diferentes relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema (10 minutos)

    Professor, apresente o tema da aula e explique a importância da notação musical e do registro sonoro na música. Serão mostrados exemplos de partituras, gráficos de onda sonora e outros recursos visuais que representam a música.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações (90 minutos)

    Organize os estudantes em três grupos e determine um tempo para que fiquem em cada estação, realizando as atividades. Quando o tempo acabar, eles deverão se movimentar para a estação seguinte.

    Estação 1 - Jogos e plataformas digitais (30 minutos)

    Nesta estação, os alunos irão explorar jogos e plataformas digitais que utilizam a notação musical e o registro sonoro. Serão apresentados jogos como "Adivinhe a Música", "Desafio das Notas" e "Compondo uma Música". Os alunos também poderão acessar plataformas como o MuseScore, onde poderão criar suas próprias partituras.


  3. Etapa 3 - Estação 2 - Composição e criação musical (30 minutos)

    Nesta estação, os alunos irão criar suas próprias composições musicais utilizando a notação musical e o registro sonoro. Eles poderão utilizar instrumentos musicais, aplicativos de celular ou softwares de computador para criar suas músicas. Você poderá fornecer materiais de apoio, como folhas de partitura e dicas para criação musical.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Análise e interpretação musical (30 minutos)

    Nesta estação, os alunos irão analisar e interpretar músicas utilizando a notação musical e o registro sonoro. Eles poderão escolher uma música de sua preferência e analisá-la, identificando elementos como a altura, intensidade, timbre, melodia e ritmo. Você poderá fornecer materiais de apoio, como partituras e gráficos de onda sonora.

  5. Etapa 5 - Roda de conversa (20 minutos)

    Ao final da aula, os alunos irão se reunir em uma roda de conversa para compartilhar suas experiências nas estações e discutir a importância da notação musical e do registro sonoro na música.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar e analisar elementos constitutivos da música por meio de recursos tecnológicos, jogos, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musicais.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de suas próprias composições musicais.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos nas atividades propostas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas nas estações.
  • Criação de uma composição musical utilizando a notação musical e o registro sonoro.
  • Análise e interpretação de uma música utilizando elementos da notação musical e do registro sonoro.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância da notação musical e do registro sonoro na música.
  • Fornecer materiais de apoio para as atividades propostas nas estações.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de suas próprias composições musicais.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas nas estações.
  • Criar uma composição musical utilizando a notação musical e o registro sonoro.
  • Analisar e interpretar uma música utilizando elementos da notação musical e do registro sonoro.