Aula sobre Notacao Musical E O Registro Sonoro

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A notação musical é uma forma de representar graficamente os sons e ritmos musicais. Ela é importante para a criação, execução e apreciação da música. Nesta aula, os alunos aprenderão sobre a notação musical e como ela é utilizada para registrar os sons. Eles também vão criar um mapa conceitual para explorar as ideias centrais e sub-ideias do tema. Para tornar a aula mais envolvente e didática, os alunos serão incentivados a utilizar recursos tecnológicos, jogos, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musicais.

  1. Etapa 1 - Introdução (10 minutos)

    Professor, introduza o tema da aula e explique a importância da notação musical na criação, execução e apreciação da música. Você pode utilizar exemplos de partituras e gravações musicais para ilustrar a importância da notação musical.

  2. Etapa 2 - Sala de aula invertida (20 minutos)

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá um vídeo ou material analógico sobre notação musical para assistir, ou estudar, fora da sala de aula. Você pode utilizar plataformas digitais para disponibilizar os vídeos e acompanhar o progresso dos alunos.

  3. Etapa 3 - Mapa conceitual (30 minutos)

    Os alunos irão criar um mapa conceitual sobre notação musical e o registro sonoro. O mapa deve conter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Você pode fornecer modelos de mapas conceituais para ajudar os alunos a organizar as informações.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos (30 minutos)

    Os alunos serão convidados a criar pequenas composições musicais utilizando a notação musical. Eles podem utilizar instrumentos musicais ou softwares de composição musical para criar suas músicas. Você pode fornecer exemplos de partituras e gravações musicais para inspirar os alunos.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais (20 minutos)

    Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma. Você pode incentivar a discussão e o debate entre os grupos para enriquecer a aprendizagem.

  6. Etapa 6 - Reflexão (10 minutos)

    Os alunos serão convidados a refletir sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas. Você pode fazer perguntas abertas para estimular a reflexão dos alunos.

  7. Etapa 7 - Encerramento (10 minutos)

    Encerre a aula reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem explorando o tema em casa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explorar e analisar elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.).
  • Estimular a criatividade dos alunos por meio de práticas diversas de composição/criação musical.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar suas ideias de forma clara e organizada.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do mapa conceitual e na composição musical.
  • Organização e clareza na apresentação do mapa conceitual.
  • Criatividade e originalidade na composição musical.
  • Participação construtiva nos debates e discussões em grupo.
  • Reflexão crítica sobre o tema abordado.

Ações do professor

  • Fornecer exemplos práticos e didáticos para ilustrar o tema.
  • Utilizar recursos tecnológicos e plataformas digitais para incentivar a aprendizagem fora da sala de aula.
  • Estimular a criatividade dos alunos por meio de práticas diversas de composição/criação musical.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Fornecer feedback construtivo aos alunos durante a aula.

Ações do aluno

  • Assistir aos vídeos sobre notação musical fora da sala de aula.
  • Criar um mapa conceitual sobre notação musical e o registro sonoro.
  • Criar uma pequena composição musical utilizando a notação musical.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Refletir sobre o que foi aprendido na aula e como pode ser aplicado na vida.