Aula sobre Noticia
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
Etapa 1 - Entender
Apresente aos alunos uma notícia de relevância para a turma, escola ou comunidade. Em seguida, instigue a turma a pensar sobre como essa notícia foi produzida, quais informações foram levantadas, como foram obtidas, qual foi a fonte, entre outros.Exemplo prático: apresente uma notícia sobre alguma obra que está sendo realizada na escola, por exemplo.
Etapa 2 - Esboçar
Os alunos farão um esboço da notícia, listando as informações necessárias para produzi-la. Enfatize a importância de se buscar informações precisas e confiáveis, além de se pensar na estrutura da notícia.Exemplo prático: solicite que os alunos pesquisem mais informações sobre a obra que está sendo realizada na escola e elaborem um esboço da notícia.
Etapa 3 - Decidir
Os alunos decidirão quais informações são mais importantes e relevantes para a notícia, selecionando as informações mais importantes e descartando as que não são necessárias.Exemplo prático: peça que os alunos discutam em grupo quais informações são mais importantes para a produção da notícia.
Etapa 4 - Prototipar
Os alunos produzirão a notícia, considerando a estrutura do gênero textual, a linguagem adequada e as informações relevantes.Exemplo prático: peça que os alunos produzam a notícia em grupos, utilizando as informações selecionadas na etapa anterior.
Etapa 5 - Testar
Os alunos apresentarão a notícia produzida para a turma, explicando como foi o processo de produção e recebendo feedbacks dos demais colegas.Exemplo prático: peça que cada grupo apresente a sua notícia para os demais alunos e que estes realizem perguntas e comentários sobre a produção.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de planejar uma notícia impressa e para circulação em outras mídias;
- Compreender as etapas de produção de uma notícia;
- Desenvolver o senso crítico e a capacidade de análise de informações;
- Trabalhar em grupo para a produção da notícia.
Critérios de avaliação
- Coerência e coesão textual;
- Uso adequado da linguagem;
- Precisão e confiabilidade das informações;
- Estrutura adequada do gênero textual;
- Participação e colaboração em grupo.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema;
- Incentivar a participação e colaboração em grupo;
- Oferecer feedbacks e orientações para a produção da notícia;
- Estimular o senso crítico e a análise de informações;
- Acompanhar o processo de produção da notícia.
Ações do aluno
- Pesquisar e selecionar informações relevantes para a notícia;
- Trabalhar em grupo para a produção da notícia;
- Apresentar a notícia produzida para a turma;
- Receber feedbacks e orientações do professor e dos colegas;
- Participar ativamente do processo de produção da notícia.