Aula sobre Noticia

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A notícia é um gênero textual muito importante, presente em diversos veículos de comunicação, como jornais, revistas, rádios, televisão e internet. É por meio da notícia que ficamos informados sobre os acontecimentos importantes do mundo e da nossa comunidade.

Para tornar a aula mais envolvente e didática, trabalharemos com a metodologia ativa de gamificação, na qual os alunos criarão um jogo com cartas de perguntas e afirmações. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em planejar notícias impressas ou para circulação em outras mídias, tendo em vista as condições de produção, do texto – objetivo, leitores/espectadores, veículos e mídia de circulação, etc.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente aos alunos o tema “Notícia” e converse com os alunos sobre a importância desse gênero textual. Em seguida, explique a metodologia de gamificação e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 ou 5 pessoas e irão escolher um tema para criar o jogo de cartas de perguntas e afirmações.

  3. Etapa 3 - Levantamento de informações

    Cada grupo irá pesquisar informações sobre o tema escolhido para criar as cartas de perguntas e afirmações. Os alunos podem buscar informações em livros, internet, entrevistas com especialistas, entre outros.

  4. Etapa 4 - Criação das cartas

    Com as informações coletadas, os grupos irão criar as cartas de perguntas e afirmações. O objetivo é criar um jogo que possa ser utilizado para desenvolver perguntas e respostas sobre o tema escolhido ou para desenvolver uma problemática relacionada ao tema e seus subtópicos.

  5. Etapa 5 - Teste do jogo

    Cada grupo irá testar o jogo criado pelos colegas e efetuar sugestões de melhorias.

  6. Etapa 6 - Produção da notícia

    Com base no tema escolhido, os grupos irão produzir uma notícia impressa ou para circulação em outras mídias, tendo em vista as condições de produção do texto – objetivo, leitores/espectadores, veículos e mídia de circulação, etc. –. A partir da escolha do fato a ser noticiado, do levantamento de dados e informações sobre o fato, do registro dessas informações e dados, da escolha de fotos ou imagens a produzir, ou a utilizar, etc.

  7. Etapa 7 - Apresentação das notícias

    Os grupos irão apresentar as notícias produzidas e discutir os desafios encontrados durante o processo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em planejar notícias impressas ou para circulação em outras mídias, tendo em vista as condições de produção, do texto – objetivo, leitores/espectadores, veículos e mídia de circulação etc.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e de análise de informações.
  • Fomentar a reflexão crítica sobre a importância da notícia na sociedade.
  • Desenvolver a oralidade e a apresentação em público.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a atividade.
  • Qualidade do jogo criado pelos grupos.
  • Qualidade da notícia produzida pelos grupos.
  • Adequação da notícia às condições de produção e ao público-alvo.
  • Clareza e objetividade na apresentação da notícia.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e a metodologia de gamificação.
  • Orientar os grupos durante a pesquisa e a criação do jogo.
  • Acompanhar o processo de produção das notícias pelos grupos.
  • Estimular a participação e a colaboração entre os alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos durante a atividade.

Ações do aluno

  • Escolher um tema para criar o jogo de cartas de perguntas e afirmações.
  • Pesquisar informações sobre o tema escolhido.
  • Criar as cartas de perguntas e afirmações.
  • Testar o jogo criado pelos colegas e realizar sugestões de melhorias.
  • Produzir uma notícia impressa ou para circulação em outras mídias, bem como apresentar a notícia produzida.