Aula sobre Noticia
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A notícia é um gênero textual muito importante, presente em diversos veículos de comunicação, como jornais, revistas, rádios, televisão e internet. É por meio da notícia que ficamos informados sobre os acontecimentos importantes do mundo e da nossa comunidade.
Para tornar a aula mais envolvente e didática, trabalharemos com a metodologia ativa de gamificação, na qual os alunos criarão um jogo com cartas de perguntas e afirmações. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em planejar notícias impressas ou para circulação em outras mídias, tendo em vista as condições de produção, do texto – objetivo, leitores/espectadores, veículos e mídia de circulação, etc.
Etapa 1 - Introdução
Apresente aos alunos o tema “Notícia” e converse com os alunos sobre a importância desse gênero textual. Em seguida, explique a metodologia de gamificação e como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Divisão em grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 ou 5 pessoas e irão escolher um tema para criar o jogo de cartas de perguntas e afirmações.Etapa 3 - Levantamento de informações
Cada grupo irá pesquisar informações sobre o tema escolhido para criar as cartas de perguntas e afirmações. Os alunos podem buscar informações em livros, internet, entrevistas com especialistas, entre outros.Etapa 4 - Criação das cartas
Com as informações coletadas, os grupos irão criar as cartas de perguntas e afirmações. O objetivo é criar um jogo que possa ser utilizado para desenvolver perguntas e respostas sobre o tema escolhido ou para desenvolver uma problemática relacionada ao tema e seus subtópicos.Etapa 5 - Teste do jogo
Cada grupo irá testar o jogo criado pelos colegas e efetuar sugestões de melhorias.Etapa 6 - Produção da notícia
Com base no tema escolhido, os grupos irão produzir uma notícia impressa ou para circulação em outras mídias, tendo em vista as condições de produção do texto – objetivo, leitores/espectadores, veículos e mídia de circulação, etc. –. A partir da escolha do fato a ser noticiado, do levantamento de dados e informações sobre o fato, do registro dessas informações e dados, da escolha de fotos ou imagens a produzir, ou a utilizar, etc.Etapa 7 - Apresentação das notícias
Os grupos irão apresentar as notícias produzidas e discutir os desafios encontrados durante o processo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em planejar notícias impressas ou para circulação em outras mídias, tendo em vista as condições de produção, do texto – objetivo, leitores/espectadores, veículos e mídia de circulação etc.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a habilidade de pesquisa e de análise de informações.
- Fomentar a reflexão crítica sobre a importância da notícia na sociedade.
- Desenvolver a oralidade e a apresentação em público.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante a atividade.
- Qualidade do jogo criado pelos grupos.
- Qualidade da notícia produzida pelos grupos.
- Adequação da notícia às condições de produção e ao público-alvo.
- Clareza e objetividade na apresentação da notícia.
Ações do professor
- Introduzir o tema e a metodologia de gamificação.
- Orientar os grupos durante a pesquisa e a criação do jogo.
- Acompanhar o processo de produção das notícias pelos grupos.
- Estimular a participação e a colaboração entre os alunos.
- Avaliar o desempenho dos alunos durante a atividade.
Ações do aluno
- Escolher um tema para criar o jogo de cartas de perguntas e afirmações.
- Pesquisar informações sobre o tema escolhido.
- Criar as cartas de perguntas e afirmações.
- Testar o jogo criado pelos colegas e realizar sugestões de melhorias.
- Produzir uma notícia impressa ou para circulação em outras mídias, bem como apresentar a notícia produzida.