Aula sobre Noticia

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A notícia é um gênero textual presente em nosso cotidiano, seja na televisão, no rádio, na internet ou nos jornais. Ela nos informa sobre fatos relevantes que acontecem ao nosso redor, na nossa comunidade, no nosso país e no mundo. Trabalharemos com a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, em que os alunos serão os protagonistas da sua aprendizagem. Eles irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    Apresente aos alunos o tema "Notícia" e explique sua importância no nosso cotidiano. Mostre exemplos de notícias em diferentes mídias para os alunos poderem compreender melhor o assunto.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida

    Os alunos deverão pesquisar sobre o tema "Notícia" na internet e escolher uma notícia que chamou a atenção deles. Eles deverão trazer a notícia impressa ou em outro formato para a próxima aula.

  3. Etapa 3 - Levantamento de informações

    Os alunos irão analisar a notícia escolhida e identificar os elementos que a compõem: título, subtítulo, texto, imagem, fonte, data, entre outros. Eles deverão fazer um levantamento de informações sobre o fato apresentado na notícia, pesquisando em diferentes fontes, como jornais, sites de notícias, livros, entre outros.

  4. Etapa 4 - Produção do texto

    Com as informações coletadas, os alunos irão produzir o texto da notícia, seguindo a estrutura apresentada na aula anterior. Eles deverão se atentar ao público-alvo, à linguagem utilizada e aos aspectos formais do gênero.

  5. Etapa 5 - Edição e revisão

    Os alunos deverão revisar e editar seus textos, buscando aprimorar a qualidade do conteúdo e da forma.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada aluno deverá apresentar sua notícia para a turma, utilizando recursos multimídia (projetor, computador, entre outros) para auxiliar na apresentação.

  7. Etapa 7 - Feedback

    Os alunos deverão utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e dar feedback ao professor sobre a metodologia utilizada.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em planejar notícias impressas e para circulação em outras mídias
  • Estimular a pesquisa e a análise crítica de informações
  • Desenvolver a habilidade de escrita de textos jornalísticos
  • Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos na aprendizagem

Critérios de avaliação

  • Qualidade do conteúdo da notícia
  • Adequação da linguagem ao público-alvo
  • Correção gramatical e ortográfica
  • Criatividade na apresentação da notícia
  • Participação e engajamento dos alunos na atividade

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar sua importância
  • Orientar os alunos na escolha da notícia e no levantamento de informações
  • Oferecer feedback aos alunos sobre suas produções
  • Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos na aprendizagem
  • Avaliar as produções dos alunos

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema "Notícia"
  • Escolher uma notícia para trabalhar na atividade
  • Fazer um levantamento de informações sobre o fato apresentado na notícia
  • Produzir o texto da notícia, seguindo a estrutura apresentada na aula
  • Apresentar a notícia para a turma e dar feedback sobre a metodologia utilizada