Aula sobre Numeros Naturais Na Reta Numerica

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


Os números naturais são utilizados em diversas situações do cotidiano, como contar objetos, medir tempo, calcular distâncias, entre outras. Para facilitar a compreensão e a visualização desses números, é possível representá-los na reta numérica. Nesta aula, os alunos irão aprender a comparar, ordenar, ler e escrever números naturais na reta numérica. Você pode utilizar objetos como lápis, canetas, borrachas, entre outros, para os alunos poderem contar e representar esses números na reta numérica.

  1. Etapa 1 - Problematização

    Apresente um problema para os alunos, como, por exemplo: "João tem 5 lápis e Maria tem 3 lápis. Quantos lápis eles têm juntos?". Os alunos deverão discutir em grupo e apresentar suas soluções.

  2. Etapa 2 - Geração de alternativas

    Os alunos devem criar alternativas para representar os números naturais na reta numérica, utilizando objetos como lápis, canetas, borrachas, entre outros.

  3. Etapa 3 - Solução

    Os alunos devem escolher a melhor alternativa para representar os números naturais na reta numérica e apresentar para a turma.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Os alunos devem apresentar para a turma a solução escolhida e explicar como foi feita a representação dos números na reta numérica.

  5. Etapa 5 - Diário de bordo

    Os alunos devem criar um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, para registrar todo o processo de aprendizagem.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em situações do cotidiano.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos durante a aula, considerando os critérios estabelecidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de resolução de problemas;
  • Estimular a criatividade e a colaboração em grupo;
  • Desenvolver a habilidade de representação de números na reta numérica;
  • Desenvolver a habilidade de reflexão sobre o aprendizado;
  • Avaliar o desempenho dos alunos e estimular a reflexão sobre o processo de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Apresentação de soluções criativas e coerentes;
  • Habilidade de comunicação e argumentação.
  • Clareza na explicação da representação dos números na reta numérica;
  • Participação ativa na criação do diário de bordo;
  • Reflexão sobre o aprendizado e sua aplicação em situações do cotidiano;

Ações do professor

  • Apresentar o problema e estimular a discussão em grupo;
  • Orientar os alunos na busca de soluções criativas e coerentes;
  • Estimular a reflexão sobre o processo de aprendizagem;
  • Orientar os alunos na aplicação do conhecimento em situações do cotidiano;
  • Avaliar o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo;
  • Buscar soluções criativas e coerentes para o problema apresentado;
  • Comunicar e argumentar suas ideias com os colegas.
  • Buscar soluções criativas e coerentes para a representação dos números na reta numérica e escolher a melhor solução para a representação dos números na reta numérica;
  • Refletir sobre o aprendizado e sua aplicação em situações do cotidiano.