Aula sobre Numeros Naturais Na Reta Numerica

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


Os números naturais são utilizados em diversas situações do nosso cotidiano, como em contagem de objetos, em medidas de tempo, em cálculos de dinheiro, entre outros. Para que os alunos possam compreender melhor esses números, é importante que eles saibam representá-los na reta numérica.

  1. Etapa 1 - Apresentação do Tema

    Apresente o tema "Números Naturais (N) na Reta Numérica" e explique como representar esses números na reta numérica.

  2. Etapa 2 - Divisão em Grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.

  3. Etapa 3 - Explicação da Atividade

    Explique a atividade proposta: cada grupo deve criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  4. Etapa 4 - Pesquisa e Discussão

    Os alunos devem pesquisar e discutir sobre o tema proposto, buscando informações e exemplos práticos que apoiem a construção do template de avaliação.

  5. Etapa 5 - Construção do Template de Avaliação

    Os grupos devem construir o template de avaliação por pares, seguindo os critérios estabelecidos por você.

  6. Etapa 6 - Preparação da Apresentação

    Os grupos devem preparar a apresentação, ensaiando a comunicação e organizando os materiais necessários.

  7. Etapa 7 - Apresentação e Avaliação

    Cada grupo deve apresentar o seu template de avaliação e deve ser avaliado pelos colegas conforme os critérios estabelecidos. Acompanhe a atividade e dê feedbacks construtivos aos alunos.

    Observação: Para esta atividade, é necessário que os alunos tenham acesso a papel, lápis e régua para construir a reta numérica e o template de avaliação por pares. Caso seja possível, utilize um quadro branco ou lousa para auxiliar na explicação do tema.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de comparar, ordenar, ler e escrever números naturais na reta numérica;
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos;
  • Desenvolver a capacidade de avaliar o próprio desempenho e o dos colegas.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo;
  • Construção dos argumentos;
  • Apresentação e comunicação;
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar como representar os números naturais na reta numérica;
  • Dividir a turma em grupos e explicar a atividade proposta;
  • Orientar os alunos na construção do template de avaliação por pares;
  • Acompanhar o desenvolvimento da atividade e tirar dúvidas dos alunos;
  • Avaliar o desempenho dos grupos e dar feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Organizar o grupo e definir as tarefas de cada membro;
  • Pesquisar e discutir sobre o tema proposto;
  • Construir o template de avaliação por pares;
  • Preparar a apresentação e ensaiar a comunicação;
  • Avaliar o desempenho dos colegas e dar feedbacks construtivos.