Aula sobre Numeros Naturais Na Reta Numerica

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que os números naturais são aqueles que usamos para contar objetos, pessoas, animais, entre outros. Eles são representados pelos algarismos 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9. A reta numérica é uma forma de representar esses números de maneira visual, facilitando a compreensão e a comparação entre eles.

  1. Etapa 1 - Representação dos naturais na reta numérica

    Divida a turma em duplas e peça para que cada dupla escolha um número natural entre 0 e 100. Em seguida, peça para que eles representem esse número na reta numérica.

  2. Etapa 2 - Troca de números

    Em seguida, peça para as duplas trocarem seus números e representarem o número escolhido pela outra dupla na reta numérica.

  3. Etapa 3 - Discussão sobre os números representados

    Peça para os alunos discutirem em grupo as diferenças e semelhanças entre os números representados na reta numérica.

  4. Etapa 4 - Explicação do mapa conceitual

    Explique aos alunos que eles irão criar um mapa conceitual sobre números naturais na reta numérica. Divida a turma em grupos de quatro alunos e peça para cada grupo escolher uma ideia central relacionada ao assunto.

  5. Etapa 5 - Criação do mapa conceitual

    Cada grupo deve criar o mapa conceitual, contendo a ideia central e oito sub-ideias, com dois níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  6. Etapa 6 - Apresentação do mapa conceitual

    Após a criação dos mapas conceituais, cada grupo deve apresentar seu trabalho para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias.

  7. Etapa 7 - Texto de encerramento

    Para finalizar a aula, peça para os alunos escreverem um pequeno texto sobre o que aprenderam sobre números naturais na reta numérica.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de comparar, ordenar, ler e escrever números naturais na reta numérica;
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos;
  • Desenvolver a capacidade de síntese e organização de ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas;
  • Qualidade do mapa conceitual criado pelo grupo;
  • Clareza e objetividade na apresentação do trabalho.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação dos mapas conceituais;
  • Estimular a participação e a colaboração entre os alunos;
  • Dar feedbacks construtivos sobre o trabalho dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Colaborar com os colegas na criação do mapa conceitual;
  • Apresentar o trabalho de forma clara e objetiva.