Aula sobre Numeros Naturais Na Reta Numerica

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Os números naturais são utilizados em diversas situações do cotidiano, como contar objetos, medir tempo, calcular distâncias, entre outras. A reta numérica é uma ferramenta que ajuda a visualizar e compreender a relação entre os números naturais. Nesta aula, os alunos irão aprender a comparar, ordenar, ler e escrever números naturais na reta numérica. O objetivo da aula é desenvolver a habilidade dos alunos em comparar, ordenar, ler e escrever números naturais na reta numérica.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a importância dos números naturais e da reta numérica. Em seguida, distribua os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Comparação de números

    Os alunos devem utilizar cartões com números naturais para compará-los e colocá-los em ordem crescente ou decrescente. Oriente e auxilie os alunos durante a atividade.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Leitura e escrita de números

    Os alunos devem utilizar uma régua e cartões com números naturais para representá-los na reta numérica. Oriente e auxilie os alunos durante a atividade.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Jogo da memória

    Os alunos devem jogar um jogo da memória com cartões contendo números naturais e suas representações na reta numérica. Oriente e auxilie os alunos durante a atividade.

  5. Etapa 5 - Estação 4 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente e auxilie os alunos durante a atividade.

  6. Etapa 6 - Socialização

    Cada grupo deve apresentar o seu template de Dinâmica dos 3 Qs e compartilhar as suas experiências durante as estações.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos durante as estações e a socialização, utilizando os critérios definidos previamente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de comparar, ordenar, ler e escrever números naturais na reta numérica;
  • Estimular a cooperação e o trabalho em equipe;
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de avaliação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas estações e na socialização;
  • Compreensão dos conceitos de números naturais e reta numérica;
  • Utilização correta dos recursos analógicos.

Ações do professor

  • Orientar e auxiliar os alunos durante as estações;
  • Estimular a participação e a cooperação dos alunos;
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das estações e da socialização;
  • Cooperar com os colegas de grupo;
  • Utilizar corretamente os recursos analógicos.