Aula sobre Numeros Naturais Na Reta Numerica

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que os números naturais são aqueles que usamos para contar objetos, pessoas, animais, entre outros. Eles são representados pelos algarismos 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9. A reta numérica é uma forma de representar esses números de maneira visual, facilitando a compreensão e a comparação entre eles.

Exemplo prático:

Para exemplificar a utilização da reta numérica, peça para os alunos pensarem em uma linha reta que começa no número 0 e segue até o número 10. Em seguida, peça para que eles marquem na reta numérica os números 2, 5 e 8. Explique que a reta numérica é uma forma de visualizar a ordem dos números e que, nesse caso, o número 5 está entre os números 2 e 8.


  1. Etapa 1 - Pré-aula

    Envie um vídeo ou texto para os alunos, explicando o que são números naturais e como eles são representados na reta numérica. O objetivo é que os alunos cheguem à aula já com um conhecimento prévio sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Mapa conceitual

    Divida a turma em grupos e peça para cada grupo criar um mapa conceitual sobre o tema. A ideia central deve ser "Números naturais (N) na reta numérica". Cada grupo deve criar 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma. Incentive a participação de todos os alunos, fazendo perguntas e estimulando a discussão.

  4. Etapa 4 - Atividade em grupo

    Divida a turma em grupos e peça para cada grupo criar uma atividade sobre o tema. A atividade deve ser relacionada à reta numérica e aos números naturais. O objetivo é que os alunos apliquem o conhecimento adquirido na criação de uma atividade didática.

  5. Etapa 5 - Apresentação das atividades

    Cada grupo deve apresentar sua atividade para a turma. Avalie a qualidade da atividade e incentivar a participação de todos os alunos.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após a apresentação das atividades, incentive a discussão em grupo sobre o tema. Os alunos devem trocar ideias e esclarecer dúvidas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    O professor deve avaliar o desempenho dos alunos durante a aula, considerando as intencionalidades pedagógicas e os critérios de avaliação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de comparar, ordenar, ler e escrever números naturais na reta numérica;
  • Estimular a criatividade e a participação dos alunos na criação de atividades didáticas;
  • Incentivar a discussão em grupo e a troca de ideias sobre o tema.

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos durante a aula;
  • Qualidade do mapa conceitual criado pelo grupo;
  • Qualidade da atividade criada pelo grupo.

Ações do professor

  • Enviar um vídeo ou texto explicando o tema antes da aula;
  • Incentivar a participação dos alunos durante a aula;
  • Avaliar o desempenho dos alunos e dar feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Criar um mapa conceitual sobre o tema;
  • Criar uma atividade didática relacionada ao tema;
  • Participar ativamente da aula e da discussão em grupo.