Aula sobre Numeros Primos E Numeros Compostos

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


Os números primos e compostos são fundamentais para a compreensão da matemática básica. Eles são a base para a fatoração de números e para a resolução de problemas envolvendo divisibilidade. Nesta aula, os alunos irão aprender a classificar números naturais em primos e compostos, estabelecer relações entre números e estabelecer critérios de divisibilidade.

  1. Etapa 1 - Apresentação do problema

    Apresente o problema: "Como podemos classificar um número natural em primo ou composto?" e peça para os alunos registrarem em seus diários de bordo.

  2. Etapa 2 - Geração de alternativas

    Os alunos irão trabalhar em grupos para gerar alternativas para a resolução do problema. Forneça materiais para que os alunos possam fazer cálculos e anotações.

  3. Etapa 3 - Solução

    Os grupos irão apresentar suas alternativas em aula. Conduza uma discussão em sala de aula para chegar a uma solução em conjunto. Traga também exemplos práticos para apoiar a discussão.

  4. Etapa 4 - Investigação

    Os alunos irão investigar critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000.

  5. Etapa 5 - Classificação de números

    Os alunos irão classificar números naturais em primos e compostos utilizando os critérios de divisibilidade investigados. Forneça exercícios para que os alunos possam praticar.

  6. Etapa 6 - Relações entre números

    Os alunos irão estabelecer relações entre números, expressas pelos termos “é múltiplo de”, “é divisor de” e “é fator de”. Forneça exemplos práticos para apoiar a discussão.

  7. Etapa 7 - Registro no diário de bordo

    Os alunos irão registrar em seus diários de bordo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, feito em grupo para desenvolver o tema e seus subtópicos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em classificar números naturais em primos e compostos.
  • Estabelecer relações entre números, expressas pelos termos “é múltiplo de”, “é divisor de” e “é fator de”.
  • Estabelecer critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em classificar números naturais em primos e compostos.
  • Capacidade dos alunos em estabelecer relações entre números.
  • Capacidade dos alunos em estabelecer critérios de divisibilidade.

Ações do professor

  • Fornecer materiais analógicos para que os alunos possam fazer cálculos e anotações.
  • Fornecer exemplos práticos para apoiar a discussão.
  • Conduzir uma discussão em sala de aula para chegar a uma solução em conjunto.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupos para gerar alternativas para a resolução do problema.
  • Investigar critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000.
  • Registrar em seus diários de bordo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, feito em grupo para desenvolver o tema e seus subtópicos.