Aula sobre Numeros Primos E Numeros Compostos

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Inicie a aula citando que os números primos e compostos são conceitos fundamentais da Matemática com aplicações práticas em diversas áreas do conhecimento, como na criptografia e na teoria dos números. Nesta aula, os alunos aprenderão a identificar números primos e compostos, além de estabelecer relações entre números por meio de critérios de divisibilidade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve revisão sobre múltiplos e divisores. Em seguida, apresente o conceito de números primos e compostos, exemplificando cada um deles. Os alunos serão incentivados a participar da discussão e a apresentar exemplos de números primos e compostos.

  2. Etapa 2 - Investigação

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão uma lista de números para classificar como primos ou compostos. Eles deverão justificar suas escolhas e apresentar argumentos para convencer os colegas. Circule pela sala, auxiliando os grupos e tirando dúvidas.

  3. Etapa 3 - Troca de experiências

    Os grupos apresentarão suas respostas para a turma e debaterão sobre as justificativas apresentadas. Faça a mediação da discussão, garantindo que todos os alunos participem e que os argumentos sejam bem fundamentados.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação por pares

    Os grupos criarão um _template_ de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral. Auxilie os alunos na definição dos critérios e na elaboração do _template_.

  5. Etapa 5 - Apresentação do template de avaliação por pares

    Cada grupo apresentará seu _template_ de avaliação por pares para a turma. Explique como será feita a avaliação e como as notas serão atribuídas.

  6. Etapa 6 - Avaliação por pares

    Os grupos avaliarão o desempenho dos colegas com base no _template_ criado. Circule pela sala, auxiliando os alunos e tirando dúvidas.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma breve reflexão sobre a aula, destacando os pontos positivos e as dificuldades encontradas pelos alunos. Os estudantes serão incentivados a continuar estudando sobre o tema e a compartilhar seus conhecimentos com os colegas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em classificar números naturais em primos e compostos.
  • Estabelecer relações entre números, expressas pelos termos “é múltiplo de”, “é divisor de”, “é fator de”.
  • Estabelecer, por meio de investigações, critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Mediar a discussão e garantir a participação de todos os alunos.
  • Auxiliar os grupos na definição dos critérios e na elaboração do _template_ de avaliação por pares.
  • Circular pela sala, auxiliando os alunos e tirando dúvidas.

Ações do aluno

  • Participar da discussão e apresentar exemplos de números primos e compostos.
  • Classificar números como primos ou compostos e justificar suas escolhas.
  • Criar um _template_ de avaliação por pares e avaliar o desempenho dos colegas com base nos critérios definidos.