Aula sobre Numeros Primos E Numeros Compostos

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Os números primos e compostos são fundamentais para a compreensão da matemática básica. Eles são a base para a fatoração de números e para a resolução de problemas envolvendo divisibilidade. Nesta aula, os alunos irão aprender a classificar números naturais em primos e compostos, estabelecer relações entre números e estabelecer critérios de divisibilidade.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Apresente o tema da aula e perguntar aos alunos o que eles já sabem sobre números primos e compostos. Os alunos irão registrar suas respostas em seus templates de registro de aprendizagem. Distribua um modelo para os alunos de registro ou peça para que eles construam.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente a definição de números primos e compostos e dar exemplos práticos. Peça para que os alunos registrem as informações em seus templates.

  3. Etapa 3 - Investigação

    Os alunos irão trabalhar em grupos de 3 ou 4 alunos para investigar os critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000. Eles irão registrar suas descobertas em seus templates.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Conduza uma discussão em grupo para que os alunos compartilhem suas descobertas e estabeleçam critérios de divisibilidade. Os alunos irão registrar as informações em seus templates.

  5. Etapa 5 - Exercícios em grupo

    Os alunos irão trabalhar em grupos para resolver exercícios envolvendo números primos e compostos e critérios de divisibilidade. Forneça os exercícios além de feedback e orientação durante a atividade.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Os alunos irão registrar em seus templates o que aprenderam na aula e como irão aplicar esse conhecimento em suas vidas.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando os conceitos aprendidos e forneça uma atividade para que os alunos realizem em casa e tragam na próxima aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de classificar números naturais em primos e compostos.
  • Estabelecer relações entre números, expressas pelos termos “é múltiplo de”, “é divisor de”, “é fator de”.
  • Estabelecer critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de classificar números naturais em primos e compostos.
  • Capacidade de estabelecer relações entre números.
  • Capacidade de estabelecer critérios de divisibilidade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e dar exemplos práticos.
  • Conduzir a investigação em grupo.
  • Fornecer feedback e orientação durante a atividade.

Ações do aluno

  • Registrar suas respostas no check-in e check-out.
  • Investigar os critérios de divisibilidade em grupo.
  • Resolver exercícios em grupo.