Aula sobre Numeros Primos E Numeros Compostos
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Exemplos práticos:
Utilize materiais, como cartas de baralho, para exemplificar a diferença entre números primos e compostos. Cada carta pode representar um número e os alunos devem identificar se ele é primo ou composto. Também pode utilizar jogos de tabuleiro que envolvam números primos e compostos.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula explicando o que são números primos e compostos e sua importância. Em seguida, apresente exemplos de cada um.Etapa 2 - Rotação por estações
Os alunos são divididos em grupos e cada grupo é direcionado para uma estação. Em cada estação, os alunos realizam uma atividade diferente relacionada ao tema. As estações podem ser:\- Estação 1: Jogo de tabuleiro com números primos e compostos.
\- Estação 2: Cartas de baralho para identificar números primos e compostos.
\- Estação 3: Atividade de investigação para estabelecer critérios de divisibilidade.
Determine um tempo para cada estação para que os alunos possam participar de todas as atividades.
Etapa 3 - Socialização
Os grupos se reúnem e socializam as atividades realizadas em cada estação. Aqui pode se fazer uma roda com todos os alunos para falarem sobre suas experiências.Etapa 4 - Discussão
Conduza discussão sobre as atividades realizadas e os critérios de divisibilidade estabelecidos pelos alunos. Traga conceitos ainda não explorados e possíveis dúvidas dos alunos.Etapa 5 - Dinâmica dos 3 Qs
Ao final da atividade, os alunos preenchem o modelo da Dinâmica dos 3 Qs, construído por eles ou disponibilizado pelo professor, com os campos Que bom, Que pena e Que tal, avaliando a atividade realizada.Etapa 6 - Exercícios
Construa uma lista de exercício para que os alunos realizem fixando o conteúdo. A resolução pode ser feita de forma individual.Etapa 7 - Avaliação
Avalie os alunos com base nos critérios estabelecidos e na participação nas atividades.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de classificar números naturais em primos e compostos.
- Estabelecer relações entre números, expressas pelos termos “é múltiplo de”, “é divisor de”, “é fator de”.
- Estabelecer, por meio de investigações, critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000.
Critérios de avaliação
- Identificação correta de números primos e compostos.
- Estabelecimento correto de critérios de divisibilidade.
- Participação nas atividades propostas.
Ações do professor
- Explicar o conteúdo de forma clara e objetiva.
- Conduzir as atividades propostas.
- Avaliar os alunos com base nos critérios estabelecidos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Identificar corretamente números primos e compostos.
- Estabelecer critérios de divisibilidade corretamente.