Aula sobre Numeros Primos E Numeros Compostos

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Inicie a aula perguntando aos alunos se eles já ouviram falar em números primos e compostos e se sabem a diferença entre eles. Em seguida, apresente exemplos de números primos e compostos e explique a definição de cada um. O professor também pode contextualizar o assunto, mostrando a importância dos números primos em criptografia e segurança de dados.

Exemplos práticos:

Utilize materiais, como cartas de baralho, para exemplificar a diferença entre números primos e compostos. Cada carta pode representar um número e os alunos devem identificar se ele é primo ou composto. Também pode utilizar jogos de tabuleiro que envolvam números primos e compostos.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que são números primos e compostos e sua importância. Em seguida, apresente exemplos de cada um.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Os alunos são divididos em grupos e cada grupo é direcionado para uma estação. Em cada estação, os alunos realizam uma atividade diferente relacionada ao tema. As estações podem ser:

    \- Estação 1: Jogo de tabuleiro com números primos e compostos.

    \- Estação 2: Cartas de baralho para identificar números primos e compostos.

    \- Estação 3: Atividade de investigação para estabelecer critérios de divisibilidade.

    Determine um tempo para cada estação para que os alunos possam participar de todas as atividades.


  3. Etapa 3 - Socialização

    Os grupos se reúnem e socializam as atividades realizadas em cada estação. Aqui pode se fazer uma roda com todos os alunos para falarem sobre suas experiências.

  4. Etapa 4 - Discussão

    Conduza discussão sobre as atividades realizadas e os critérios de divisibilidade estabelecidos pelos alunos. Traga conceitos ainda não explorados e possíveis dúvidas dos alunos.

  5. Etapa 5 - Dinâmica dos 3 Qs

    Ao final da atividade, os alunos preenchem o modelo da Dinâmica dos 3 Qs, construído por eles ou disponibilizado pelo professor, com os campos Que bom, Que pena e Que tal, avaliando a atividade realizada.

  6. Etapa 6 - Exercícios

    Construa uma lista de exercício para que os alunos realizem fixando o conteúdo. A resolução pode ser feita de forma individual.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie os alunos com base nos critérios estabelecidos e na participação nas atividades.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de classificar números naturais em primos e compostos.
  • Estabelecer relações entre números, expressas pelos termos “é múltiplo de”, “é divisor de”, “é fator de”.
  • Estabelecer, por meio de investigações, critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta de números primos e compostos.
  • Estabelecimento correto de critérios de divisibilidade.
  • Participação nas atividades propostas.

Ações do professor

  • Explicar o conteúdo de forma clara e objetiva.
  • Conduzir as atividades propostas.
  • Avaliar os alunos com base nos critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Identificar corretamente números primos e compostos.
  • Estabelecer critérios de divisibilidade corretamente.