Aula sobre Numeros Primos E Numeros Compostos
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Inicie a aula citando que os números primos e compostos são conceitos fundamentais da matemática, que podem ser encontrados em diversas situações do cotidiano, como na criptografia de dados, na fatoração de números e na análise de probabilidades. Nesta aula, os alunos aprenderão a classificar números naturais em primos e compostos, além de estabelecer relações entre números, expressas pelos termos “é múltiplo de”, “é divisor de” e “é fator de”.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e os objetivos da aula, mostrando exemplos de números primos e compostos e como eles podem ser identificados. Os alunos serão incentivados a compartilhar suas experiências e conhecimentos prévios sobre o assunto.Etapa 2 - Vídeo-aula
Os alunos assistirão a uma vídeo-aula sobre o tema, que apresentará os conceitos de números primos e compostos, bem como as relações de divisibilidade entre eles. O vídeo também apresentará exemplos práticos e didáticos, que ajudarão os alunos a compreender melhor o conteúdo.Etapa 3 - ‘Dinâmica dos 3 Qs’
Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 alunos e criarão um _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’, com os campos ‘Que bom’, ‘Que pena’, ‘Que tal’. Cada grupo escolherá um número natural e o apresentará aos colegas, que deverão classificá-lo como primo ou composto e explicar como chegaram a essa conclusão. Os grupos utilizarão o _template_ para avaliar a atividade e compartilhar suas impressões.Etapa 4 - Exercícios práticos
Os alunos resolverão exercícios práticos sobre o tema, que envolverão a identificação de números primos e compostos, bem como a aplicação das relações de divisibilidade. Acompanhe o desenvolvimento dos alunos e esclareça eventuais dúvidas.Etapa 5 - Encerramento
Faça uma síntese dos principais pontos abordados na aula e incentivará os alunos a continuarem explorando o tema em casa, por meio de pesquisas e atividades complementares.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em classificar números naturais em primos e compostos.
- Estabelecer relações entre números, expressas pelos termos “é múltiplo de”, “é divisor de” e “é fator de”.
- Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar suas próprias atividades e compartilhar suas impressões.
Critérios de avaliação
- Identificação correta de números primos e compostos.
- Aplicação correta das relações de divisibilidade.
- Participação ativa na ‘dinâmica dos 3 Qs’.
- Resolução correta dos exercícios práticos.
- Utilização adequada do _template_ de avaliação.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Acompanhar o desenvolvimento dos alunos e esclarecer eventuais dúvidas.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Incentivar a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
- Fazer uma síntese dos principais pontos abordados na aula.
Ações do aluno
- Assistir a vídeo-aula com atenção.
- Participar ativamente da ‘dinâmica dos 3 Qs’.
- Resolver os exercícios práticos propostos.
- Avaliar a atividade por meio do _template_ de avaliação.
- Compartilhar suas impressões e conhecimentos prévios sobre o tema.