Aula sobre Numeros Racionais Na Reta Numerica

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Números racionais são números que podem ser escritos na forma de fração, ou seja, são números que representam uma quantidade que pode ser dividida em partes iguais. O objetivo aqui é aprender sobre números racionais na reta numérica, que é uma forma de representar esses números visualmente. Essa habilidade é importante para a compreensão de conceitos matemáticos mais avançados, como porcentagem e proporção. Além disso, é uma habilidade que pode ser aplicada em situações cotidianas, como em compras parceladas ou em cálculos de descontos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e explique a importância de aprender sobre números racionais na reta numérica. Em seguida, os alunos serão divididos em duplas para realizar a atividade.

  2. Etapa 2 - Criação do modelo de avaliação por pares

    Cada dupla irá criar um modelo de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação e organização da dupla, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, além do desempenho geral. Forneça um modelo para os alunos se basearem.

  3. Etapa 3 - Pesquisa em dupla

    Cada dupla irá pesquisar sobre números racionais na reta numérica e criar exemplos práticos para apresentar aos colegas. Disponibilize materiais de apoio como livros didáticos e indique referências digitais para pesquisa (sites, revistas online, artigos, outros).

  4. Etapa 4 - Apresentação dos exemplos

    Cada dupla irá apresentar seus exemplos para os colegas e receberá a avaliação das demais. Medie a discussão e forneça feedbacks construtivos.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo sobre as avaliações recebidas e como podem melhorar em cada critério de avaliação. Aproveite este momento para comentar os exemplos e as soluções apresentadas pelas duplas, fortalecendo o conteúdo principal da aula. Reserve um momento para os alunos fazerem os registros necessários no modelo de avaliação entre pares.

  6. Etapa 6 - Resolução de problemas em duplas

    Distribua uma lista de problemas envolvendo números racionais na reta numérica para as duplas resolverem juntas. Os problemas devem ser desafiadores e estimular a criatividade dos alunos. Apoie na resolução dos problemas e nas dúvidas que surgirem.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula e reforce a importância de aprender sobre números racionais na reta numérica.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de comparar e ordenar números racionais em diferentes contextos e associá-los a pontos da reta numérica.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade de avaliar e dar feedbacks construtivos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de criar um modelo de avaliação por pares e fazer os registros necessários.
  • Habilidade em resolver problemas envolvendo números racionais na reta numérica.
  • Participação ativa na atividade em duplas e na socialização das ideias e exemplos..

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar com exemplos práticos.
  • Auxiliar os alunos na criação do modelo de avaliação por pares e na resolução dos problemas.
  • Estimular a discussão e a reflexão dos alunos por meio de perguntas.
  • Tirar dúvidas, fornecer feedbacks e fazer o fechamento da aula.

Ações do aluno

  • Criar um modelo de avaliação por pares.
  • Pesquisar sobre números racionais na reta numérica e criar exemplos práticos.
  • Resolver situações-problema envolvendo números racionais.
  • Avaliar as demais duplas e receber feedbacks construtivos.